10 benefícios do abacate para fortalecer sua saúde

5.0
01

De casca verde ou roxeada e rico em substâncias essenciais para a nossa saúde, como as gorduras poli-insaturadas ômega-6 e ômega-3, o abacate ainda é uma fruta pouco consumida pelos brasileiros, embora seja abundante o seu plantio em todo o país.  Até pouco tempo, tinha-se inclusive a falsa ideia de que o alto teor de gordura do abacate era prejudicial à saúde. Mas, aos poucos, a fruta está revertendo esta imagem e ganhando espaço em nossa dieta. A polpa que fica em torno de um grande caroço no interior da fruta pesa em média 150 gramas e apresenta valores nutricionais significativos para suplementar as nossas necessidades diárias de vários nutrientes.

BENEFÍCIOS DO ABACATE PARA A SAÚDE

  1. Aumenta a absorção dos carotenoides seis vezes mais do que um alimentação sem abacate. Esses nutrientes funcionam como agentes protetores contra várias doenças, como a arteriosclerose, a degeneração da retina, prevenção da artrite e também do câncer de pulmão, entre outras.
  2. Reduz o stress, pois contém uma substância chamada glutationa, que reduz o hormônio cortisol, presente acentuadamente em pessoas com quadro estressante.
  3. É bom para o coração por ser rico em ácido oleico, que representa quase 70% da gordura total encontrada na fruta. Estudos apontam que esta substância previne doenças cardiovasculares e também atua na melhoria das funções cerebrais, proporcionando o crescimento e a renovação dos neurônios.
  4. O ômega 6 e o ômega 3, gorduras poli-insaturadas essenciais em nosso organismo, auxiliam no crescimento dos cabelos, rejuvenescem a pele, melhora a absorção de cálcio nos ossos, regulam o metabolismo e são importantes para o sistema reprodutivo.
  5. A vitamina E, principal vitamina presente no abacate, tem alta capacidade antioxidante, protegendo a membrana das células contra a ação de radicais livres oxidados, além de evitar a oxidação do colesterol LDL, impedindo assim, que ele se deposite nos vasos.
  6. Por ser rico em fibras, o abacate é excelente para o funcionamento do intestino. Portanto, quem sofre de prisão-de-ventre deve fazer uso regular desta fruta. Além disso, todo alimento que tem muita fibra ajuda a perder peso pelo fato de manter a pessoa saciada por mais tempo.
  7. Atua na prevenção do câncer de próstata.
  8. Ajuda a dormir. A presença de ácido fólico e vitaminas do Complexo B no abacate atuam na produção de  hormônios e neurotransmissores responsáveis pelo sono.
  9. Previne o diabetes. A vitamina K presente no abacate reduz em quase 20% as chances da pessoas contrair diabetes, devido ao seu poder de regular o metabolismo da glicose.
  10. Ajuda quem precisa ganhar massa muscular. Isto ocorre devido ao abacate ser rico em proteínas.

TABELA NUTRICIONAL DO ABACATE (150g de polpa)

NutrienteQuantidade% da Necessidade Diária
Calorias619kcal30,9
Proteínas7,5g10,5
Fibra Alimentar40,5g162,0
Gorduras Poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3)3g3,6
Cálcio18mg1,5
Vitamina C19,5mg43,5
Vitamina K21mcg18,0
Magnésio33mg12,0
Fósforo18mg1,5
Manganês0,45mg19,0
Ferro0,45mg3,0
Zinco0,45mg6,0
Riboflavina (Vitamina B2)0,15mg12,0
Vitamina A300 mcg10,0