7 coisas que você precisa saber sobre o câncer para prevenir e tratar

Avaliar postagem

COMO PREVENIR E TRATAR O CÂNCER

A informação é uma grande arma contra o câncer, doença que cresce assustadoramente no mundo. Mas, afinal, o que é o câncer, como ele surge, como pode ser evitado e o que precisa mudar na alimentação de uma pessoa com câncer? É o que você vai saber neste artigo.

1. O CRESCIMENTO DO CÂNCER NO MUNDO

A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) estima que mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo serão diagnosticadas este ano com câncer. Em 2018, o número de mortes pela doença chegou a 9,6 milhões de pessoas, sendo cerca de 300 mil no Brasil. O crescimento de novos casos de câncer desde 2012, quando a última pesquisa foi publicada, chegou a mais de 28%. São dados alarmantes. O câncer de pulmão, causado principalmente pelo fumo, é a principal causa de mortes por câncer, seguido pelo câncer de mama entre as mulheres.

Não existe um estudo nem uma pesquisa que demonstre a causa desta situação. Mas o melhor que você tem a fazer é entender o câncer para saber como prevenir e, no caso, de estar doente com câncer tomar medidas simples mas eficientes para aumentar as suas chances de cura. Afinal, o segredo da boa saúde se resume num corpo forte. Para isto, bastam três coisas: dormir bem, comer bem e se sentir bem.

2. O QUE É O CÂNCER

Toda célula de nosso corpo é programada para morrer. Um processo conhecido como apoptose, no qual elas próprias se destroem,  liberando uma substância chamada fosfatidilserina, que atrai os fagócitos, células do sistema imunológico, que simplesmente as “comem”,  eliminando as células com DNA danificado, potencialmente cancerosas, ou infectadas por vírus, mantendo o nosso organismo sadio. Se este processo falhar, as células defeituosas de nosso corpo se tornarão células cancerígenas , que se dividem descontroladamente, acumulando mutações (mudanças no DNA) degenerativas que causam o câncer, que pode ser descrito como uma colônia de células defeituosas que crescem mais rapidamente do que as células normais. Quando elas se aglomeram em torno de si próprias acabam formando um tumor, que passa a necrosar os órgãos onde se instalam.  A necrose é também um processo de morte celular, na qual as células morrem por causa de uma lesão, como acontece com o câncer, que ataca as células sadias, impedindo seu desenvolvimento. Ou seja, as células cancerosas tomam o seu lugar na competição pelo alimento. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções até morrer e, consequentemente, matar a pessoa doente.

3. O QUE É A METÁSTASE

As células possuem a capacidade de se desprenderem do tumor e de se deslocar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sanguíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou, causando a metástase. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.

4. O QUE ESTIMULA A APOPTOSE CELULAR

Para que o “suicídio celular” seja desencadeado é essencial a presença de iodo em nosso organismo. Praticamente, toda célula do corpo humano tem necessidade de iodo e sua concentração é maior no sistema glandular, como mamas, glândulas salivares, parótidas, pâncreas, mucosa gástrica, glândulas lacrimais e próstata. O iodo, além de estimular a apoptose, tira a imortalidade das células cancerígenas, fazendo com elas voltem a morrer. A deficiência de iodo é um problema importante de saúde pública em 129 países. Em torno de 72% da população mundial é afetada por deficiência de iodo. O que agrava a situação é que a maioria dos solos é pobre neste mineral e não existe adubação a base de iodo, que permita seu fornecimento para as plantas que nos alimentam. Dados da Natrional Health And Nutrition Examination Survey  mostram que houve uma diminuição de 50% na ingestão de iodo nos últimos 30 anos. Então, a melhor forma de prover iodo em dosagem necessária para o nosso corpo é a suplementação.

Segundo a Associação Médica Brasileira de BDORT, “infelizmente, existe uma iodofobia média, que é um medo injustificável de fazer uso de iodo/iodeto, inorgânico, não radioativo, dentro de uma dose que é sabido ser extremamente segura e eficaz na prevenção e tratamento de inúmeras patologias”.  Esta dosagem é duas gotas diárias da solução de Lugol, fórmula desenvolvida pelo médico francês dr. Jean Guillaume Auguste Lugol no final do século XIX. É muito simples. Contém 5% de iodo inorgânico, 10% de iodeto e 15% de água destilada ou qsp. Pode ser comprada em qualquer farmácia de manipulação. Um frasco de 50 ml custa em torno de R$ 15,00. Basta tomar duas gotas em três dedos de água diariamente, de preferência em jejum.

5. A OXIDAÇÃO CELULAR CAUSA CÂNCER

Os radicais livres são moléculas formadas naturalmente em nosso organismo pela queima do oxigênio nas células, para transformação da glicose retirada dos alimentos em energia. É o processo mais importante para a manutenção da vida. O problema é que eles são altamente oxidáveis e quando oxidam danificam nossas células. De  modo geral, nosso sistema imunológico elimina os radicais livres oxidados, mas quando nosso sistema de defesa falha surge um problema muito sério em nosso organismo, a oxidação celular, que geralmente desencadeia o câncer. Por isto, é muito importante incluir alimentos antioxidantes em nosso cardápio diário, como a Vitamina C, o azeite de oliva, o suco de uva integral, o limão, o alho e o tomate, por exemplo.

6. ALIMENTOS QUE ALIMENTAM O CÂNCER

Se você foi diagnosticado com câncer então é preciso urgentemente mudar toda a sua alimentação. As células cancerígenas se alimentam de duas coisas, a glicose e a glutamina. A glicose vem da ingestão de açúcar e de carboidratos. E a glutamina da proteína animal, principalmente as carnes vermelhas. Portanto, a primeira medida para que tem câncer é se tornar quase cem por cento vegetariano, podendo comer apenas peixe e frango como fonte de proteína animal. O problema é que quase todos os vegetais possuem carboidratos. Então é preciso a orientação de um nutricionista para saber como fazer uma dieta vegetariana com alimentos de baixo valor calórico.

7. COMER BEM, DORMIR BEM E SE SENTIR BEM

COMER BEM, DORMIR BEM E SE SENTIR BEM

Vivemos num mundo cada vez mais competitivo, perigoso e estressante. A falta de tempo na vida moderna leva as pessoas a buscarem cada vez mais alimentos industrializados ou os fast foods. A comida caseira bem preparada à moda antiga vai sendo substituída por mil e uma porcarias que só nos envenenam diariamente. Além disso, existe uma verdadeira lavagem cerebral através das propagandas que transformam alimentos venenosos em alimentos sadios para nosso organismo. Dois exemplos simples: as margarinas e o óleo vegetal. Portanto, cuidado com o que a mídia fala para você. Eles não se preocupam com a sua saúde, mas apenas com os faturamentos milionários que terão com a venda de produtos que sequer deveriam ser permitidos sua fabricação pelos órgãos de saúde pública. Mas, infelizmente, os interesses econômicos estão sempre na frente. Você é quem tem de tomar conta de si próprio, em vez de esperar que o Ministério da Saúde faça isto por você. O Sua Dieta e Saúde tem publicado vários artigos sobre alimentação sadia. Pesquise e você achará informações muito importantes para mudar seus hábitos alimentares e fortalecer o seu corpo.

Dormir bem é outra coisa fundamental para que o nosso organismo recomponha seus níveis adequados de energia. É preciso entender uma coisa essencial. É a energia que mantém nossas células sadias e vivas, inclusive as células de nosso sistema imunológico. Sem energia, enfraquecemos e adoecemos. O sono é o momento reparador de nossas reservas energéticas.

Se sentir bem é uma outra coisa importante para uma vida saudável. Estudos comprovam que pessoas deprimidas têm mais propensão ao câncer e a outras doenças. Por um motivo muito simples. A depressão consome desnecessariamente grandes quantidades de energia de nosso corpo, enfraquece o sistema imunológico e acelera a oxidação celular. Mude sua visão. Pare com seu sentimento de culpa. Pare de se achar horrível. Olhe você de frente no espelho. Reconheça tudo que não presta em você. Faça uma lista do que precisa mudar em sua vida. Escreva isto num papel e realize esta grande tarefa de “nascer de novo”. Mude. Não tenha medo. Nós nascemos para evoluir. E mudar é parte da evolução. Não fique preso ao passado. O passado já passou e não há como consertar o que já foi. O presente está acontecendo agora e vai influenciar o seu futuro, da mesma forma que seu passado está influenciando agora o seu presente. Comece a reescrever sua história e limpe todo o seu karma negativo. O karma é o conjunto de todas as ações de sua vida. E, como a própria física afirma, toda ação provoca uma reação em sentido contrário. Ou seja, tudo que você faz volta para você. Faça coisas boas e fortes e você terá de volta coisas fortes e boas. É assim que o universo funciona.