O abacaxi, ou Ananas comosus, é uma fruta tipicamente tropical, pertencente à família das bromeliáceas. De acordo com a Wikipédia, o termo “abacaxi” é oriundo da junção dos termos i’bá (fruto) e ká’ti (que exala cheiro agradável e intenso), da língua tupi. Seu sabor às vezes é muito ácido ou também pode ser muito doce. Mas isto depende principalmente do grau de amadurecimento da fruta. Quando o abacaxi está realmente maduro tanto a cor da sua casca quanto do interior da fruta são amarelas e a coroa que fica na parte de cima é facilmente solta com um pequeno puxão. Entretanto, o mais comum é vermos frutas verdes, ou fora do ponto, sendo vendidas nas quitandas. Nesta situação, a fruta do abacaxi apresenta cor branca. Daí se associar o abacaxi com fruta muito ácida.
Para consumo in natura deve-se comer exclusivamente a parte interna da fruta, mas a casca também pode ser aproveitada batida no liquidificador junto com a fruta para a produção de suco e uma grande variedade de doces, tais como compotas, cristalizados, geleias, sorvetes, cremes, gelatinas, tortas e pudins.
NUTRIENTES DO ABACAXI
O abacaxi é rico em vitaminas C, B1, e B6, e minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, além de betacaroteno, substância responsável pela sua cor amarela, importante para uma pele e visão saudáveis. A fruta também possui muitas fibras, que ajudam o intestino funcionar melhor. É também bastante energética, contendo 50 calorias por 100 gramas. Contudo, devido à sua grande quantidade de fibras o abacaxi possui baixo valor glicêmico. Isto significa que as calorias contidas na fruta não se transformam rapidamente em glicose no seu organismo. Por isso, pode ser incluída na dieta de quem está querendo emagrecer. É uma excelente opção de lanche entre as refeições, pois alimenta e não engorda.
A fruta é ainda fonte do aminoácido triptofano, usado na produção de serotonina no corpo humano. A serotonina é um hormônio relacionado à felicidade e ao prazer. Estimular a sua produção pode reduzir os efeitos que a depressão causa.
DEZ BENEFÍCIOS DO ABACAXI PARA A SAÚDE
Previne o câncer colorretal
Justamente por conter muitas fibras, dietas que incluem o abacaxi podem diminuir o risco de câncer colorretal, segundo estudos científicos, pois mantêm o bom funcionamento do intestino.
Protege contra a formação de pedras nos rins
O consumo de potássio é excelente para evitar os terríveis cálculos renais, também conhecidos popularmente como pedra nos rins. Além disso, o potássio ajuda a prevenir contra o AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Possui ação anti-inflamatória
O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que pode ser encontrada no sumo da fruta. Essa enzima age contra inflamações e reduz o tempo de cura de lesões. É muito eficaz no tratamento de artrites, artroses e outras doenças relacionadas às articulações.
Ajuda a prevenir a acne
A vitamina C e a bromelina contidas no abacaxi são de grande ajuda para combater o aparecimento da acne, que são inflamações subcutâneas da pele da face.
Protege contra a degeneração macular
Doença dos olhos relacionada à idade, a degeneração macular ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão do centro do olho, causando o chamado embaçamento. O problema é mais comum em pessoas acima de 50 anos. O ideal é comer duas fatias de abacaxi por dia.
Combate a asma e a bronquite
O suco de abacaxi com hortelã é um medicamento natural muito eficiente contra a asma e a bronquite e também um ótimo expectorante quando adicionado com mel. A vitamina C do abacaxi previne também gripes e resfriados, pois atua no fortalecimento do sistema imunológico.
Melhora a fertilidade feminina
Os radicais livres em excesso são responsáveis, entre outros problemas, por danificar o sistema reprodutor feminino. O abacaxi e seus efeitos antioxidantes ajudam a eliminar a maior parte dessas moléculas do organismo e, assim, promover a fertilidade.
Protege as cordas vocais e ajuda a combater o ronco
O abacaxi tem efeito na produção da voz e da fala, evitando a irritação das cordas vocais. Além disso, promove o relaxamento da musculatura da garganta, reduzindo a probabilidade do ronco, que tem como uma de suas principais causas justamente a retração dos músculos da garganta.
Aumenta a diurese
Para quem está com problema de retenção de líquidos, o abacaxi é excelente para aumentar o volume de urina. Serve, portanto, para quem tem problema de hipertensão e precisa tomar diuréticos para eliminar o sódio residual dos rins.
Fortalece os ossos
Uma porção de abacaxi pode fornecer até 70% da quantidade diária necessária de manganês, que participa da construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos do corpo.