Acerola: conheça os benefícios de uma das frutas mais ricas em vitamina C

A acerola, cujo nome científico é Malpighia emarginata, é uma frutinha vermelha quando amadurece e dá abundantemente numa árvore chamada aceroleira. É originária da América Central e foi introduzida no Brasil em 1955 no Estado de Pernambuco, que continua sendo o maior produtor nacional. Pode ser consumida in natura ou através de um delicioso suco batendo a fruta no liquidificador com um pouco de água. É fonte de vários nutrientes importantes, entre eles a vitamina C. A acerola só perde para o camu-camu, uma fruta amazônica pouco encontrada pelo resto do país, que contém 2 880 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de polpa, enquanto a acerola, a vice-campeã, possui  cerca de 1 790 miligramas de vitamina para cada 100 gramas de polpa. Só para se ter uma idéia de quanto ela é rica em vitamina C, basta comparar com a popular laranja, que fornece somente 40 miligramas, e o limão com 38 miligramas. Isto significa que ingerindo apenas duas frutas de acerola por dia suprimos toda a nossa necessidade diária de vitamina C.

BENEFÍCIOS DA ACEROLA PARA A SAÚDE

Combate a oxidação dos radicais livres

Devido às suas propriedades antioxidantes, a acerola previne o envelhecimento precoce da pele e também evita a formação de tumores causados pela ação dos radicais livres, substância essencial para o nosso corpo, mas que danificam nossas células quando oxidam. No caso da pele, a vitamina C estimula a produção de colágeno, substância que também favorece na prevenção do ressecamento e envelhecimento da pele.

Previne contra inflamações

A vitamina C fortalece o nosso sistema imunológico, que combate de forma eficaz os processos inflamatórios causados por excesso de alimentos ácidos ou por patógenos, como vírus e bactérias, que diariamente atacam nosso organismo. Um sistema imunológico forte é também a melhor arma para destruir as células pré-cancerígenas. Pode ser usada no tratamento de gengivites, gripes e afecções pulmonares, por exemplo.

Ajuda a manter o metabolismo em bom funcionamento

A grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes na acerola ajudam nosso organismo a absorver melhor as proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

Reduz o açúcar no sangue

Portanto, a acerola é um medicamento natural indicado para quem tem propensão a hiperglicemia, que são altas taxas de açúcar no sangue, ou já é diabético.

Combate a anemia

Rica em ferro, a acerola estimula a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, cuja deficiência acarreta a anemia, doença grave que pode levar a pessoa à morte.

OUTROS NUTRIENTES IMPORTANTES DA ACEROLA

Além da vitamina C, a acerola também fornece as vitaminas A, B1, B2, B3, B5 e B9 e também minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, potássio e zinco, além de ácido ferúlico, tanino, quercetina e ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes. É interessante ressaltar que a absorção eficiente de vitamina C pelo nosso organismo depende também da ingestão de zinco. E a acerola nos fornece estes dois nutrientes juntos, o que significa dizer que ela é uma fruta completa como fonte de vitamina C.