O amendoim é uma leguminosa, o que significa pertencer ao grupo de grãos com muitas proteínas, assim como o feijão. E é também uma oleoginosa, fonte de ácidos graxos monoinsaturados, incluindo o ômega-3. Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio, fósforo, cobre, vitamina E e vitaminas do complexo B. Mas não pára por aí. O amendoim contém resveratrol, corante natural que dá cor roxa às uvas, por exemplo, um poderoso antioxidante que impede a oxidação do colesterol LDL, evitando assim que esta substância tão importante e benéfica para o nosso organismo deixe de cumprir o seu papel de transportar com eficiência as gorduras para nossas células, causando o depósito de placas nas artérias, a chamada aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, o amendoim é um excelente vasodilatador, ou seja, ele dá mais elasticidade às nossas veias e artérias, aumentando o fluxo sanguíneo por todo o nosso corpo. Isto regula a pressão arterial, reduz o esforço cardíaco para bombear sangue, melhora o funcionamento do cérebro e funciona ainda como um grande afrodisíaco, um verdadeiro viagra natural, estimulando a ereção nos homens. Outras substâncias importantes encontradas no amendoim são o triptofano, substância que favorece a produção de hormônios do bem estar, e o ácido fólico, essencial para a formação das hemácias, os glóbulos vermelhos do sangue.
O amendoim, portanto, é uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas e minerais. Aproximadamente, 100 gramas desse grão contém 567 kcal, 49 gramas de gorduras, 25 gramas de proteínas e 16 gramas de carboidratos. Por esta quantidade pequena de carboidratos, o amendoim é considerado um alimento de baixo índice glicêmico, fator que contribui para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue e, por ser fonte de fibras, prolonga a sensação de saciedade, evitando que a pessoa coma com mais frequência. Assim, também deve ser incluído em dietas para o emagrecimento.
COMO CONSUMIR O AMENDOIM
A melhor forma de consumir o amendoim é in natura, ou seja com a casca e sem qualquer beneficiamento ou transformação. Mas o amendoim pode também ser incluído em várias receitas, como a canjica, paçoca, pé-de-moleque e vários outros doces. Mas, para fins nutricionais, dê sempre preferência ao grão in natura.
DADOS NUTRICIONAIS DO AMENDOIM
- Calorias: 567 Kcal
- Carboidratos: 16 g
- Proteínas: 26 g
- Fibras: 9 g
- Gorduras totais: 49 g
- Gorduras saturadas: 7 g
- Gorduras polinsaturadas: 16 g
- Gorduras monoinsaturadas: 24 g
- Ácido Fólico: 110 mg
- Potássio: 705 mg
- Sódio: 18 mg
- Açúcar: 4 g
- Cálcio: 92 mg
- Ferro: 4,6 mg
- Vitamina B1: 0,1 mg
- Vitamina B6: 0,3 mg
- Magnésio: 168 mg
- Zinco: 3,2 mg
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO AMENDOIM PARA A SAÚDE
- Protege o coração e o cérebro, prevenindo a aterosclerose
- Diminui o risco de pedra na vesícula
- Ajuda a prevenir o diabetes
- Fortalece e aumenta a musculatura
- Previne o câncer
- Previne o envelhecimento precoce
- Reduz o stress, melhorando o humor
- Previne anemia e a má formação de bebês
- Previne a osteoporose
- Possui ação anti- inflamatória
- Afasta dermatites e seborreias
- Auxilia a digestão
- Combate o enfraquecimento de unhas e cabelos
- Combate o excesso de radicais livres
- Ajuda a perder peso
- Reduz a pressão arterial
- Reduz os níveis de triglicérides no sangue
- Fortalece e aumenta a resistência dos músculos
- Contribui para o bom funcionamento dos rins
- Ajuda na formação do sistema nervoso do feto