Tomar banho de água fria diariamente ativa o sistema imunológico tornando a pessoa mais resistente a doenças, melhora a circulação sanguínea, acelera o metabolismo ajudando emagrecer, faz o cérebro produzir mais endorfinas – o hormônio do bem estar e da felicidade – que combatem a depressão, fecha os poros e evita o ressecamento da pele causado pelo banho quente, reduz o cansaço fazendo o corpo consumir mais oxigênio, elimina dores musculares e, o que também é muito importante, dá uma economia boa nas despesas da casa para quem usa o chuveiro elétrico. Isto porque ele é o maior consumidor de eletricidade numa residência com uma carga de 4 mil watts. Num banho de 5 minutos o chuveiro gasta 0,333 kwh (quilowatt hora) ou 10 kwh por mês. Se consideramos uma casa de quatro pessoas o consumo final chega a 40 kwh. Mas poucas pessoas ficam só 5 minutos debaixo do chuveiro.
Como começar a tomar banho frio
Em tese, é muito fácil começar a tomar banho frio. É só desligar a energia elétrica do chuveiro e entrar na água fria. Mas, na prática, não é tão simples assim. Muitas pessoas passaram a vida toda tomando banho quente ou, pelo menos, um banho bem temperado. De uma hora para outra passar a enfrentar a água fria, principalmente no inverno, é uma atitude bem radical e sofrida. Por isso, existe um truque que vai ajudar você se acostumar a tomar banho de água fria. Não entre de início diretamente na água, sobretudo se você estiver com o corpo quente de suor. Vá pegando a água com as mãos e passando pelo corpo. Aos poucos seu corpo vai regulando o seu termostato interno para a temperatura da água. Então, comece lavando só o rosto, a cabeça e os cabelos, mas com o corpo fora da água. Em seguida, lave os pés, as pernas e os braços e, só por fim, entre com todo o seu corpo debaixo do chuveiro. Em poucos dias, você vai estar se sentindo mais confortável com o banho frio e poderá, então, entrar direto na água fria, mesmo quando o clima estiver com temperaturas baixas.
Na Rússia, existe uma tradição ortodoxa para celebrar o batismo de Cristo em que as pessoas, inclusive idosos, tomam banho nas águas geladas dos rios e lagos, apesar das temperaturas de inverno atingirem até -40°C em algumas regiões.
Tomar banho frio exercita o autocontrole
Ter autocontrole significa usar a inteligência emocional para que a pessoa domine suas emoções negativas, como a ansiedade, o estresse e o nervosismo. Isto é um fator muito importante para a saúde e o bem estar. O banho frio é excelente para se treinar o autocontrole, principalmente para quem sempre tomou banho quente. Você entra no chuveiro mas, inconscientemente, sua mente já está dizendo que não quer água fria. O impulso natural é obedecer ao que ela manda. Mas se você consegue se dominar e acaba tomando seu banho frio tranquilamente até o fim, isto é autocontrole, que vai ajudá-lo também a enfrentar várias outras situações na vida de forma equilibrada e racional.
Como funciona o banho frio depois da sauna
Existe dois tipos de sauna, a úmida e a seca. Na sauna úmida a temperatura ambiente raramente ultrapassa os 60°C. Já na sauna seca o calor pode chegar a mais de 80ºC, mas o corpo só aguenta por um tempo bem curto. Contudo, seja sauna úmida ou seca, depois de enfrentar essas temperaturas tão altas a pessoa tem que tomar uma ducha fria ao final. Porquê? Primeiro para restabelecer a pressão normal, uma vez que a temperatura alta faz a pressão cair causando uma sensação de moleza e relaxamento. E também para evitar um choque térmico com temperaturas frias no lado de fora da ducha, que pode provocar paralisias musculares, um resfriado ou até mesmo uma pneumonia.
Melhor horário para se tomar banho frio
Para quem já tem o hábito de tomar banho de água fria não existe um “melhor” horário para entrar no chuveiro. Mas, se você está iniciando, é mais recomendado tomar sua ducha nos horários mais quentes do dia, embora para quem trabalha fora o dia todo o único horário disponível seja à noite depois de chegar em casa. Nesse caso, a pessoa deve tomar banho o mais cedo possível, sobretudo em dias frios, porque a tendência é a temperatura cair à medida que a hora avança para mais próximo da madrugada.
Muita gente gosta de tomar banho quando acorda. Este é realmente um hábito muito saudável, principalmente quando se trata de banho frio. A ducha gelada estimula a produção de energia pelo corpo, ajudando a pessoa começar o dia com mais disposição e sensação de bem estar. É com este sentimento que somos motivados a ser pessoas bem sucedidas dando o nosso melhor nas tarefas diárias.