Consumo de beterraba tem muitos benefícios para a saúde

Consumo de beterraba tem muitos benefícios para a saúde

A beterraba é um tubérculo de cor roxo-avermelhada que se desenvolve dentro da terra onde é plantada. Suas folhas são esverdeadas com traços também avermelhados. Tanto o tubérculo quanto as folhas são ricas em nutrientes. Existem três variedades de beterraba. A mais comum é a que encontramos nas quitandas para o consumo humano. As outras duas são chamadas beterraba-açucareira, usada principalmente na Europa para a produção de açúcar ou etanol, e a beterraba-forrageira consumida por animais ruminantes, como as vacas, ou por cavalos. Com sabor levemente adocicado, pode ser consumida cozida, ralada crua ou batida no liquidificador com casca para se obter um suco muito delicioso.

BETERRABA COMBATE A ANEMIA

Muito rica em ferro e ácido fólico, a beterraba é excelente para combater a anemia, auxiliando na formação de glóbulos vermelhos do sangue. Ela contém também potássio, magnésio e sódio, além de ser uma ótima fonte de fibras. Por isto, atua ainda na produção de plaquetas, promove o fortalecimento dos músculos e dos tendões e tem ação anti-inflamatória e purifica o sangue e o fígado, além de ser um antiácido natural.

BENEFÍCIO DA BETERRABA PARA QUEM TEM HIPERTENSÃO

A betaína contida na beterraba, responsável pela sua cor roxo-avermelhada, é um tônico poderoso para o coração, pois possui propriedades que aumentam a circulação sanguínea. Por isto, combate a pressão alta. Para o tratamento da hipertensão, a dose recomendada diária é de um copo de suco de 250 mililitros. Mas não existe nenhuma contra-indicação se você gostar muito do suco e quiser repetir.

OUTROS BENEFÍCIOS DA BETERRABA PARA NOSSA SAÚDE

Os carotenoides encontrados na beterraba são nutrientes que funcionam como agentes protetores contra várias doenças. Vamos ver alguns exemplos de carotenoides e como eles atuam em nosso organismo.

-> Licopeno: age contra a oxidação do colesterol LDL, prevenindo a arteriosclerose

-> β-caroteno: é precursor da Vitamina A, ou seja, é matéria-prima para que o nosso organismo produza esta vitamina em nosso corpo. Assim, a beterraba também contribui para a qualidade da nossa visão.

-> Luteína: é encontrada na retina de nossos olhos, evitando a sua degeneração em decorrência da exposição à luz ultravioleta do sol.

-> β-criptoxantina: atua na prevenção da artrite e no câncer de pulmão.

Além dos benefícios da beterraba para a saúde ela tem várias outras propriedades para a manutenção de nossa saúde.

  1. Poder antioxidante e anti-inflamatória.  Beneficia a prevenção de doenças degenerativas, contribuindo para reduzir os riscos de câncer de mama, próstata, testículos, pulmão, estômago e cólon.
  2. Aumenta a irrigação sanguínea do cérebro. Assim, ajuda a combater o Alzheimer e a demência.
  3. Aumenta a resistência física. Isto se deve à capacidade da beterraba em aumentar os nosso glóbulos vermelhos.
  4. Ajuda a manter a pele mais jovem. Como antioxidante, a beterraba ajuda a controlar a oxidação dos radicais livres, que influencia no envelhecimento da pele.
  5. Melhora a ereção peniana. Isto se deve ao fato da beterraba ser uma vasodilatador, ou um viagra natural, aumentando a irrigação de sangue no órgão genital masculino.

O melhor disso tudo é que, apesar de possuir muito açúcar, a beterraba não engorda, pois tem um índice glicêmico baixo devido ao seu alto teor de fibras. Isto significa, que as calorias da beterraba são fornecidas para o nosso organismo ao longo de um tempo muito maior do que os alimentos de índice glicêmico alto. Portanto, a beterraba deve fazer parte constante de nosso cardápio.

COMO PREPARAR O SUCO DE BETERRABA COM LARANJA

  1. Corte uma beterraba com casca em pequenos pedaços
  2. Bata no liquidificador com um litro de água
  3. Coe o líquido
  4. Esprema o suco de de meia dúzia de laranjas e acrescente ao suco da beterraba
  5. Adoce ou não, de acordo com o seu gosto