Originário da Ásia, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo, o gengibre também é conhecido no Brasil como mangarataia. A parte utilizada da planta é a batata ou tubérculo que fica embaixo da terra. Tem gosto forte e ardido, que torna o seu consumo in natura um pouco difícil, mas é possível usar o gengibre em várias misturas e, assim, torná-lo mais palatável. E vale a pena porque o gengibre é rico em cálcio, Vitamina C, ferro e magnésio. É também uma planta medicinal muito utilizada em remédios caseiros e até farmacêuticos.
BENEFÍCIOS DO GENGIBRE PARA A SAÚDE
» O gengibre é um acelerador do metabolismo, ou seja, faz o nosso corpo queimar mais gorduras, sendo ótimo para quem quer emagrecer e para quem tem problema de acumulação de placas de gordura nas artérias. Estudo mostram que ele aumenta em até 10% a queima total de gorduras ao longo do dia.
» Rico em fibras, o gengibre faz o intestino funcionar melhor, evitando a prisão-de-ventre, gases estomacais e até mesmo a indigestão. Serve também para combater enjoos e vômitos.
» O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a aliviar as dores musculares (mialgia) e a dor crônica associada à artrite, além de ser excelente para a garganta e as cordas vocais.
» O gengibre é recomendado para quem sofre de refluxo ou gastrite.
» Possui ação anti-oxidante, o que nos protege contra os radicais livres, que são importantes em nosso organismo mas podem causar câncer e o envelhecimento precoce quando oxidam.
» Devido à presença de magnésio e potássio, o gengibre estimula a circulação sanguínea, facilitando o bombeamento de sangue para o cérebro. Isto significa mais oxigênio para os nossos neurônios funcionarem melhor. Também previne a dor de cabeça e a enxaqueca.
» O gengibre ajuda a combater os efeitos do diabetes, principalmente a perda de proteínas pela urina.
» Combate os sintomas de gripe e resfriado.
» O gengibre ajuda a regular o ritmo do batimento cardíaco, evitando taquicardias.
» É relaxante e anti-estresse.
COMO USAR O GENGIBRE
Como dissemos, o consumo in natura não é muito recomendado para quem tem um paladar muito sensível, embora seja uma forma muito boa de usar o gengibre. Descascar a batata e mastigar os pedaços, inclusive engolindo as fibras. Mas o gengibre pode também ser consumido em vários detox. Veja algumas receitas de uso do gengibre.
» Bater no liquidificador: gengibre com casca, hortelã e agrião. Coar, misturar um copo de mel para um litro de água. Beber à vontade. Mas, para evitar azedar, mantenha o detox na geladeira.
» Bater no liquidificador: gengibre com casca, hortelã e espinafre. Coar e misturar o suco de um limão para um litro de água.
» Água de gengibre: misturar fatias finas de uma batata de gengibre com suco de um limão em um litro de água fervida. Deixar descansar até esfriar. A bebida é excelente para gripes e resfriados.
Use sua imaginação e acrescente o gengibre também como tempero em caldos, sopas e saladas.