8 benefícios do ovo para a saúde

8 benefícios do ovo para a saúde

Depois do leite materno, o ovo é, sem dúvida, o alimento mais completo da natureza. Por isso, é muito importante você conhecer os benefícios do ovo para a saúde.  Sempre que você quiser ingerir algum  tipo de nutriente procure no ovo, pois certamente ele vai estar lá. Além de muito gostoso, o ovo pode ser usado de diferentes formas na culinária. Frito, cozido, em omelete, gemada, suflê, preparo de bolos e massas, doces e até para fazer um delicioso empanado de frango ou um bife a milanesa. É só usar a criatividade que você vai sempre achar uma maneira nova de usar o ovo em suas receitas.  Portanto, se você ainda não é adepto de uma dieta rica em ovos, está na hora de começar a repensar os seus conceitos de alimentação. Dispensar o ovo é perder uma das melhores fontes de nutrição. E o que é melhor. Por um preço bem barato.

Nutrientes contidos no ovo

Na composição do ovo estão contidos os principais nutrientes para o bom funcionamento do corpo: as proteínas, aminoácidos, minerais e vitaminas.  A proteína do ovo é considerada de valor biológico padrão, pois possui aminoácidos essenciais (fenilalanina, valina, triptofano, treonina, lisina, leucina, isoleucina e metionina) que nosso organismo não produz e que precisamos ingerir para transformá-las em músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de vários hormônios que regulam o funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

Hormônio adrenocorticotrófico

Responsável por estimular a secreção de cortisol, substância envolvida na resposta às situações de estresse, que age também como estimulante para a secreção de insulina pelo pâncreas.

Hormônio do crescimento (GH)

Atua no crescimento físico e tem papel primordial no desenvolvimento das células, além de promover a síntese proteica nos ossos e músculos e diminuir a deposição de gordura em regiões como o abdômen e o tronco. O que significa que ajuda a pessoa emagrecer e perder as indesejadas gorduras localizadas.

Ocitocina

Conhecida como o hormônio do amor, tem a função de proporcionar bem estar físico e mental, e favorecer o relacionamento com outras pessoas e a sensibilidade, além de atuar na promoção do prazer sexual, das contrações uterinas, no controle do sangramento em trabalhos de parto e na amamentação.

Prolactina

Responsável pela produção e ejeção de leite materno e pelo desenvolvimento das mamas ao longo da gravidez. Também auxilia na formação de células sanguíneas, cicatrização e sistema imunológico.

Insulina e glucagon

A insulina é que promove a entrada de glicose nas células e o armazenamento de glicose no fígado e nos músculos, enquanto o glucagon age na ausência da ingestão de alimentos por um período prolongado favorecendo a quebra da glicose armazenada no fígado para liberação na corrente sanguínea e, assim, fornecer matéria-prima para a produção de energia em nossas células.

O ovo em nossa alimentação

Em crianças de até 3 anos de idade, o consumo de um ovo por dia supre, aproximadamente, metade de suas necessidade diárias de proteínas. Já para os  adultos, comer um ovo por dia atenderia a 12,5% de suas necessidades diárias de proteína.

O que você ingere em cada ovo consumido

Calorias: 77 kcal
Proteínas: 12,58 g
Gorduras saturadas: 9,94 g
Carboidratos: 0,77 g
Cálcio: 53 mg
Ferro: 1,83 mg
Magnésio: 12 mg
Fósforo: 191 mg
Potássio: 134 mg
Sódio: 124 mg
Zinco: 1,11 mg
Cobre: 0,1 mg
Manganês: 0,038 mg
Selênio: 31,7 mcg
Vitaminas do Complexo B: 2,3 g
Ácidos Graxos: 6 g

É importante consumir tanto a gema quanto a clara do ovo, pois ambos são ricos em nutrientes.

Dicas sobre o consumo de ovo

» Evite comer o ovo cru, como aquele que vai em maioneses caseiras, ou mesmo mal passado, isto é, com a gema mais mole, principalmente quando não conhecer a sua procedência e a maneira de conservação. Assim você previne a intoxicação por salmonela.

» Não é preciso lavar os ovos. Quando você lava o ovo, acaba tirando dele uma “película protetora”, o que aumenta a possibilidade de sua contaminação por microrganismos, os quais podem migrar de sua casca para o seu interior.

» Para saber se um ovo é novo ou velho, coloque-o numa vasilha com água e um pouco de sal. Se o ovo afundar, é novo. Se boiar, é velho. No ovo velho, a gema e a clara se esparramam no contato com uma superfície lisa. Já no caso do ovo novo, esse mantém gema e clara intactas, bem presas uma à outra, mesmo em contato com esse tipo de superfície.

» Não compre ovos trincados ou sujos.

» Compre somente a quantidade de ovos que for consumir semanalmente.

» Guarde os ovos em embalagem apropriada e na geladeira, numa  temperatura variável de 2 °C a 5 °C.

Benefícios do ovo para a saúde

Saúde do olhos

o ovo contém duas proteínas essenciais, a luteína e a zeaxantina, que reduzem significativamente o risco de degeneração macular e catarata, que estão entre as principais causas de deficiência visual e cegueira nos idosos.

Perda de peso

Para quem está com quilos a mais na balança, o ovo é um alimento indispensável na dieta Low Carb (de baixa caloria), pois é rico em nutrientes e possui um índice baixíssimo de carboidratos, fornecendo muito pouca caloria. Aprenda sobre a dieta do ovo.

Ganho de massa muscular

Por ser rico em hormônios que atuam na transformação de proteínas em músculos.

Previne o envelhecimento precoce

Por conter substâncias antioxidantes

Melhora o desempenho sexual

Devido à presença de ocitocina que atua na produção da testosterona e, por consequência, no aumento da libido.

Evita a diminuição da memória

O ovo contém uma proteína dificilmente encontrada em outros alimentos, a COLINA, que atua na formação dos neurônios do cérebro e no bom funcionamento dos neurotransmissores.

Fortalece os ossos e os dentes

A vitamina D encontrada no ovo ajuda nosso corpo a fixar o cálcio em nos ossos e nos dentes.

Diminui os riscos de doenças cardiovasculares

O colesterol encontrado nos ovos está cheio de fosfatídeos, substância rica em ácidos graxos que protegem o nosso coração.