Benefícios do Vinagre de Maçã e os cuidados para seu uso

Avaliar postagem

O vinagre de maçã, ou vinagre de sidra, é obtido através do esmagamento da fruta e sua posterior fermentação. É composto principalmente de ácido maleico, também conhecido como ácido málico, mas contém ainda pectina e betacaroteno, capazes de atacar os radicais livres que interferem na imunidade do corpo humano. Vamos ver quais são os benefícios destas substâncias para sua saúde.

BENEFICIOS DO VINAGRE DE MAÇA

ÁCIDO MÁLICO

Ácido málico vem do latim malum, que significa maçã. Foi isolado pela primeira vez em 1785 pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheel. Além de ser muito utilizado pela indústria na preservação do sabor dos alimentos e no ajuste de pH dos mesmos, evitando assim sua oxidação, suas propriedades terapêuticas incluem ação bactericida que atua com eficácia na endodontia, por exemplo, servindo de substância descontaminante no tratamento de canais dentários. Sua ação antisséptica ajuda também a reduzir a quantidade de bactérias na boca, evitando mau hálito e as temíveis doenças periodontais, que causam processos inflamatórios e infecciosos da gengiva e podem levar a pessoa a perder os dentes. Outros usos do ácido málico incluem:

» Tratamento de fadiga crônica.

» Fibromialgia, que acarreta dores nos músculos e nas articulações. Neste caso requer adição de magnésio.

» Tratamentos de queimaduras e de demais ferimentos da pele, atuando assim como regenerador e higienizador de tecidos.

» Elimina espinhas e acnes. Usar ½ xícara de vinagre de maçã misturado em 1 xícara de água filtrada. Molhar o algodão e aplicar sobre as espinhas ou acne por cerca de 10 minutos diariamente, até que elas desapareçam.

» Para quem sofre com chulé, o vinagre de maçã é excelente para acabar com este mal odor nos pés.

» Ajuda a evitar os picos de insulina causados pelo consumo de doces e carboidratos, mantendo os níveis de glicose controlados após a refeição. Isto é muito importante para quem quer perder peso, mas também combate o diabetes.

CUIDADOS PARA SEU USO

Embora apresente todos estes benefícios para a saúde, o ácido maleico pode também intoxicar a pessoa, causando náuseas, cefaléia, tontura e fraqueza, além de outros distúrbios respiratórios. Portanto, não consuma mais do que 25 mililitros de vinagre de maçã por dia.

PECTINA

A Pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais. Seu nome deriva do termo grego pectos, que significa gelatinizado.  Seus principais benefícios para a saúde incluem:

» Ação probiótica, que estimula o desenvolvimento da flora intestinal sadia.

» Impede a absorção de substâncias tóxicas pelo organismo, como metais pesados e microrganismos tóxicos, diminuindo o risco do desenvolvimento de câncer, entre outras doenças.

» Auxilia na perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade.

Além da maçã, a pectina é também encontrada na laranja, no limão e no maracujá.

BETACAROTENO

Betacaroteno é uma substância que se converte em Vitamina A em nosso organismo. Possui ação antioxidante, protege a visão e contribui para a saúde dos cabelos, das unhas e dos ossos. Influencia também no bronzeamento durante a exposição ao sol, pois estimula a formação da melanina, uma proteína que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Mas é preciso muito cuidado com a suplementação de betacaroteno por meio de cápsulas. Estudo publicado na revista científica Cancer Epidemiology aponta que a presença de betacaroteno na dieta tem potencial de evitar e reparar danos aos radicais livres que alteram o DNA das células e podem levar ao câncer. Mas alerta para o risco da ingestão de altas doses por meio de suplementos, que pode causar o desenvolvimento de câncer de pulmão. Portanto, deixe as cápsulas de lado e consumo betacaroteno de forma natural, seja através do vinagre de maçã, da própria fruta ou comendo cenoura, beterraba e mamão, que também são ótimos fornecedores de betacaroteno para o nosso organismo.