Cafeína: estimulante e também boa para o coração

Cafeína: estimulante e também boa para o coração
Avaliar postagem

A cafeína, que pelo nome pode dar ideia de uma substância exclusiva do café, está presente também em vários outros produtos. Embora o café seja o que mais contém cafeína, o chá-mate, o chá-verde e o chá-preto também são ricos nesta substância, que tem propriedades estimulantes, potencializando o estado de alerta e atenção prolongada, uma vez que atua na inibição do sono e do cansaço. A cafeína é também usada pela indústria farmacêutica em medicamentos analgésicos, agindo, portanto, contra a dor. Mas, quem diria, a cafeína foi estudada por um grupo de pesquisadores japoneses da Universidade de Ryukyu, em Okinawa, que usaram 27 voluntários para testar os seus benefícios para o coração e os resultados demonstraram que a cafeína melhora a circulação sanguínea, reduzindo a pressão arterial. “Isso nos dá uma pista sobre como o café pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular”, declarou Masato Tsutsui, cardiologista e professor do Departamento de Farmacologia daquela universidade e um dos autores do estudo.

Mas, como tudo que a gente ingere, a cafeína tem seus efeitos colaterais quando seu consumo é muito alto. Aliás,  tudo demais faz mal, até água. Ela pode causar problemas indesejáveis como o aumento de secreção gástrica, aumento do refluxo gastroesofágico, riscos de aborto e alterações do sono. Embora não esteja comprovada que cause dependência química, a cafeína também pode provocar angústia por abstinência. Portanto, a recomendação é use mas não abuse.

Além disso, o ideal é evitar as bebidas industrializadas que são ricas em cafeína, como os refrigerantes e os energéticos que os jovens usam cada vez mais nas baladas, que não possuem nenhum valor alimentício. Associada ao álcool e drogas, a cafeína pode se tornar uma bomba para explodir o coração.

Veja nesta tabela o teor de cafeína contida nas diversas bebidas:

BebidaTeor de Cafeína
1 xícara de café200mg
1 xícara de chá-mate30mg
1 xícara de chá-verde40mg
1 xícara de chá-preto60mg
1 lata de 350 ml de Coca-Cola35mg
1 lata de 350 ml de Pepsi39mg
1 lata de 350 ml de Guaraná Antártica2mg
1 lata de 250 ml de Red Bull80mg
1 caixa de 250 ml de Achocolatados5mg