A cenoura protege a visão e tem muitos benefícios para a sua saúde

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Desde os tempos da vovó, a gente ouvia “come cenoura, porque é bom para a vista“. Realmente, este vegetal cru ralado na quantidade de uma xícara possui um teor fantástico de 30.940 UI (unidade internacional) de Vitamina A e 3.094 UI de Retinol equivalente. Basta saber que nossa necessidade diária é de apenas 5000 UI para os homens e 4000 UI para mulheres. Ela supre, portanto, sozinha as nossas necessidade de ingestão diária destas substâncias tão essenciais para nossa saúde, principalmente a visão.

BENEFÍCIOS DA CENOURA 

Com carência de Vitamina A nossos olhos não produzem adequadamente um pigmento sensível à luz, chamado rodopsina, o qual é um complexo da proteína opsina e da vitamina A. Sem este pigmento, a capacidade de nossos olhos transmitir imagens ao nosso cérebro fica comprometida, podendo mesmo levar à cegueira por meio de uma doença chamada xeroftalmia Além disso, a falta de Vitamina A retarda o crescimento, devendo, por isso, ser parte do cardápio infantil. As estatísticas comprovam que a falta de ingestão da Vitamina A é também causa de mortalidade infantil. E, se não bastasse, a carência de Vitamina A está associada ao desenvolvimento do câncer, embora a medicina ainda saiba dizer porque. Portanto, sendo uma fonte natural de Vitamina A, a cenoura é um dos alimentos mais importantes que devemos ingerir, de preferência crua, ralada em saladas. Mas pode também ser preparada em cozidos ou em sopas ou até mesmo adicionada em massa de bolo.

QUANTO DEVO COMER

Assim, nada mais simples do que incluir a cenoura em nossas refeições, pelo menos duas vezes por semana. A Vitamina A é acumulada no fígado, sendo dispensável o uso diário da cenoura para a manutenção de um nível adequado desta substância em nosso organismo, aliás indesejável acima do recomendado. Segundo o Laboratório Roche, que comercializa Vitamina A sintetizada, “dado que a vitamina A (enquanto retinol) é armazenada no fígado, quantidades elevada tomadas durante um longo período de tempo podem eventualmente exceder a capacidade de armazenamento do fígado, passar para o sangue e provocar efeitos adversos”.

Existe assim uma preocupação relativa à segurança de ingestão de elevadas doses de vitamina A pré-formada (retinol), especialmente em bebés, crianças e em mulheres em idade fértil”. Portanto, nunca faça suplementação de Vitamina A sem recomendação médica.

Cenoura um vegetal muito rico em benefícios para sua saúde

Outras substâncias importantes para nossa saúde que encontramos na cenoura:

=> Cálcio: 30 mg

=> Fósforo: 48 mg

=> Ferro: 0,6 mg

=> Potássio: 355 mg

=> Sódio: 39 mg

=> Tiamina: 0,11 mg

=> Riboflavina: 0,06 mg

=> Niacina: 1 mg

=> Ácido Ascórbico: 10 mg