Chá Verde: bom para dietas de emagrecimento e ótimo para a saúde

Chá Verde: bom para dietas de emagrecimento e ótimo para a saúde

O chá verde vem ganhando cada vez mais espaço nas dietas para emagrecimento, com sua fama de acelerar o metabolismo e queimar calorias. A bebida é feita com as folhas de uma árvore chamada Camellia sinensis, espécie nativa das florestas do nordeste da Índia e sul da China. É também conhecido como chá da índia, mas passou a ser chamado de verde por que suas folhas não oxidam durante o seu preparo, que exige alguns cuidados essenciais para obter uma bebida com sabor agradável. A água para fazer a infusão não pode estar fervendo e o tempo de infusão não deve passar de 3 minutos. É assim que a cor do chá se mantém com a cor verde das folhas.

Como usar o chá verde

Para quem está começando a usar o chá verde é melhor adicionar apenas uma colher da erva até se acostumar com o seu sabor amargo, que costuma afastar as pessoas dele. Depois o ideal é passar para 2 ou 3 colheres por litro de água. Após os 3 minutos de infusão é só coar e beber. Para se obter um bom resultado do chá verde numa dieta de emagrecimento deve-se consumir de quatro a seis xícaras por dia, mas nunca durante as refeições.

Para quem deseja melhorar o sabor do chá verde há a opção de acrescentar o hortelã à bebida ou também o gengibre. O chá verde pode ser tomado quente ou gelado. O chá gelado pode ser ainda mais eficiente para queimar calorias do que o chá quente, pois a ingestão de bebida gelada obriga o organismo a queimar calorias para aquecê-lo à temperatura corporal. Mas não prepare uma quantidade de chá muito grande para beber durante muito tempo, pois depois de algumas horas horas a cafeína começa a perder seu poder termogênico que faz a pessoa queimar calorias. Outro detalhe é que as folhas do chá verde têm validade de até seis meses. Depois disso, elas não servem mais para preparo da bebida, pois perdem cerca de 32% do seu efeito antioxidante. Além disso, procure mantê-las em um frasco escuro fechado e sem incidência de luz solar.

Chá de saquinho também é bom?

Nem todo mundo consegue comprar em sua cidade as folhas in natura do chá verde. O comércio desta erva ainda não está muito disseminado pelo país, embora haja muitas ofertas pela internet. Então muita gente recorre aos saquinhos, ou sachês, à venda nos supermercados. O problema é que estas embalagens contêm não apenas as folhas do chá verde, mas também outras partes da planta, como folhas e talos, o que enfraquece a concentração da bebida. É bom também sempre se certificar de ler na caixa do chá se a planta utilizada é somente a Camellia sinensi. Do contrário, não é o verdadeiro chá verde.

Chá verde não faz milagre

Muita gente começa a tomar o chá verde com a esperança de que ele vai resolver o seu problema de obesidade. É bom ressaltar que a coisa não funciona assim. O chá verde não é milagroso. Não basta só tomar a bebida que a pessoa emagrece. Na verdade, o seu efeito no metabolismo é pequeno, sendo assim somente mais um auxiliar para o emagrecimento a se adotar numa dieta com esta finalidade.

Benefícios do chá verde para a saúde

O chá verde é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes que protegem as nossas células contra o envelhecimento precoce e a degeneração do DNA, principal causa do câncer. Pelas suas propriedades medicinais, o chá verde é muito consumido no Japão e na China. No Brasil, seu uso está mais ligado à sua ação no metabolismo, fazendo o organismo queimar mais calorias, o que ajuda a pessoa emagrecer. Mas o chá verde é também estimulante, devido à presença de cafeína, embora muito menor do que no café ou no chá preto. Possui ainda efeito diurético e fornece quantidades pequenas de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2. Na medicina milenar chinesa, o chá verde é também empregado para combater inflamações, preservar a saúde do coração e tratar de problemas como hemorragias, taxas altas de açúcar no sangue, gases, má digestão e ativar a memória.