Complexo B: vitaminas essenciais para uma boa saúde mental e emocional

Complexo B: vitaminas essenciais para uma boa saúde mental e emocional

O Complexo B é formado por um conjunto de nove vitaminas: a B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, B3 ou niacina, B5 ou ácido pantotênico, B6 ou piridoxina, B7 ou biotina, B9 ou ácido fólico, B11 ou carnitina e B12 ou cobalamina.  Juntas, elas desempenham um importante papel na manutenção de nossa saúde mental e emocional, podendo ser empregadas no combate à depressão e à ansiedade. Mas não é só isso que elas fazem. Também ajudam na formação dos músculos, conservação da pele, na manutenção da visão, no crescimento dos cabelos,  combatem os problemas do fígado e atuam ainda na nossa digestão estimulando a liberação do suco gástrico.

A deficiência de vitaminas do Complexo B podem acarretar insuficiência cardíaca, inflamação e degeneração dos nervos, doença conhecida como Beribéri, lesões na pele, má formação das hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue, distúrbios mentais, incluindo irritabilidade e convulsões, desordens gastrointestinais, anemia, fadiga e formigamento das mãos e dos pés, dentre outros problemas. Portanto, é muito importante manter uma ingestão diária adequada das vitaminas do Complexo B. Existem também medicamentos vendidos em farmácias para suplementação dessas vitaminas. Contudo, ninguém deve tomá-los sem orientação médica, pois os alimentos já nos fornecem as vitaminas do Complexo B e uma suplementação sem necessidade pode causar mais problemas do que ajudar.

CONHEÇA MAIS AS VITAMINAS DO COMPLEXO B E O QUE ELAS FAZEM PELA SUA SAÚDE

» B1, a tiamina: atua na produção do ácido clorídrico em nosso estômago e também na formação do sangue. O ácido clorídico, ou cloreto de hidrogênio (HCl), é um poderoso antibactericida, que nos protege contra inflamações estomacais, esterilizando o bolo alimentar. É também um ativador das enzimas responsáveis pela digestão de proteínas, como as do leite, por exemplo, para que possam ser melhor digeridas.

» B2, a riboflavina: é responsável pelo metabolismo das proteí nas, carboidratos e gorduras que ingerimos através dos alimentos. Isto significa que ela faz o nosso organismo produzir mais energia, fortalecendo a nossa saúde. Também estimula o crescimento das crianças, alivia a fadiga ocular, conhecida como vista cansada, e é importante na prevenção e tratamento da catarata.

» B3, a niacina: para quem quer ter uma pele saudável ela é essencial. Além disso, é necessária para uma boa circulação sanguínea, o que contribui para a manutenção adequada da pressão arterial. Atua ainda no sistema nervoso, controlando o stress.

» B5, o ácido pantotênico: outra substância contida no Complexo B que controla nossa tensão nervosa e o estado emocional.  Isto acontece porque elas atuam na formação de hormônios anti-stress pelas glândulas supra-renais, que têm este nome por se situarem logo acima dos rins. Esta vitamina também contribui para a formação dos anti-corpos de nosso organismo, nos protegendo contra várias doenças bacterianas e viróticas.

» B6, piridoxina: é a vitamina do Complexo B que participa de mais funções em nosso organismo. Os jovens, principalmente, necessitam demais dessa vitamina para alcançar uma boa estatura do corpo, pois sua carência retarda o crescimento. A piridoxina tem ação direta no metabolismo, ajudando a transformar os alimentos em energia. Estimula também nosso sistema imunológico, nos protegendo contra várias doenças. É importante para a saúde física e mental.

» B7, biotina: esta substância tem uma propriedade muito particular, pois ajuda o organismo a absorver melhor as próprias vitaminas com Complexo B. Atua também na formação de novas células e na conversão de gorduras saturadas e insaturadas em ácidos graxos, substâncias que são fontes de energia para nosso corpo.

» B9, ácido fólico: é fundamental para a saúde cerebral, pois atua na manutenção dos neurotransmissores, moléculas que fazem a interligação da comunicação entre os neurônios, o que nos mantém lúcidos e capazes de pensar e raciocinar. Como outras vitaminas do Complexo B também atua na produção de energia em nosso organismo e na formação dos glóbulos vermelhos. Sua carência, portanto, pode causar anemia.

» B11, carnitina: sua função é específica no crescimento.

» B12, cobalamina: Outra vitamina do Complexo B que previne a anemia,  auxilia na formação e longevidade das células e também atua na nossa digestão e melhor absorção dos alimentos pelo nosso organismo. Outra característica importante da cobalamina é estimular a fertilidade. É necessária ainda para a formação do DNA, o ácido desoxirribonucleico, molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de geração para geração. Sua carência, afeta a formação de mielina, membrana que envolve os neurônios protegendo o nosso sistema nervoso central.

Agora que nós já sabemos para que servem as vitaminas do Complexo B, vamos fazer uma relação dos melhores alimentos que contêm estas substâncias, para que possamos sempre incluí-los em nosso cardápio diário.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS DO COMPLEXO B

» Vitamina B1 (tiamina):  cereais integrais, leite, ovos, carne vermelha, fígado e frutas como a laranja.

» Vitamina B2 (riboflavina): vegetais, grãos, leveduras, leite e derivados, carne e fígado.

» Vitamina B3 (niacina):  leite e derivados, germe de trigo, gema de ovo, carne e fígado.

» Vitamina B5 (ácido pantotênico):  Carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate.

» Vitamina B6 (piridoxina): vegetais, grãos integrais, germe de trigo, leite, ovos, fígado e carne.

» Vitamina B7 (biotina):  vegetais, principalmente legumes, e carne.

» Vitamina B9 (ácido fólico):  vegetais folhosos, nozes, legumes, laranja, grãos integrais, milho, amendoim e miúdos.

» Vitamina B11 (carnitina): carne, especialmente de carneiro.

» Vitamina B12 (cobalamina): leite e ovos, fígado e músculos.