Originária da Ásia Central onde já era usada há cerca de 5 mil anos, a cebola chegou ao continente americano no século XV trazida por Cristóvão Colombo para o Taiti. Seu nome científico é Allium cepa. É uma das plantas mais usadas na culinária de todo o mundo, combinando praticamente com qualquer prato. Realça o sabor de carnes, molhos, saladas, sopas, legumes, conservas, risotos, recheios de massa, tortas salgadas, fornadas e cozidos. Além disso, a cebola é também uma excelente planta medicinal. Seu único inconveniente é o mau hálito que causa quando é consumida crua ou pouco cozida, deixando o famoso “bafo de cebola”. Ela também faz a pessoa chorar quando está sendo cortada, pois ela contem ácido sulfúrico, que ao entrar em contato com os olhos, irrita e faz lacrimejar.
Benefícios da cebola para a saúde
Consumir cebola diariamente é muito bom para prevenir vários tipos de câncer, pois ela é rica em uma substância fitoterápica chamada dialilsulfeto, que possui propriedades anticancerígenas. Contudo, para fins medicinais, ela deve ser consumida crua, pois quando vai ao fogo a cebola perde a maior parte do dialilsulfeto.
Outros benefícios da cebola:
- possui ação anti-inflamatória e antioxidante, pois é rica em flavonóides, principalmente a quercetina, substância que protege as células
- possui quantidades razoáveis de vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais, como fósforo, ferro e cálcio
- combate gripes e resfriados
- elimina catarros das vias aéreas
- dissolve coágulos nas artérias, prevenindo contra infarto do miocárdio
- regulariza os níveis de glicose no sangue
- age contra bactérias causadoras de cáries
- combate a hipertensão
- ajuda a emagrecer
- atua na produção do colágeno, proteína indispensável para a firmeza da pele e prevenção de rugas e marcas causadas pela expressão facial
Tipos de Cebola
Existem três variedades de cebola que são as mais empregadas na preparação de pratos. As brancas, as amarela e as roxas. As brancas possuem sabor mais forte, são mais difíceis de serem encontradas e também são as mais caras. As amarelas são as mais consumidas e mais ricas em antioxidantes. As roxas têm sabor mais suave e adocicado.
Existe ainda um tipo de cebola conhecido como Cebola Pérola, de tamanho pequeno e arredondado, de sabor mais doce e suave, ideal para conservas, embora possa também ser usada como as suas parentes de tamanho grande. Outra variedade mais consumida na França em molhos clássicos como o béarnaise é a Cebola Chalota, que possui bulbos alongados e separados, lembrando um dente de alho.