Detox: conheça os benefícios e receitas do suco verde

Detox é uma palavra que vem do inglês e significa desintoxicação. Portanto, a função de um suco detox é  ajudar a eliminar toxinas acumuladas ou substâncias prejudiciais ao organismo.  Todo alimento possui uma parte boa que é aproveitada por nosso corpo e outra que não serve para nós e é jogada fora através do suor, da urina e das fezes. Por isso, quase tudo que nós comemos é metabolizado no intestino. Mas, assim mesmo, várias toxinas presentes nos alimentos permanecem em nosso organismo, principalmente no fígado, órgão que também participa do metabolismo, tendo como uma de suas funções a de processar estes venenos que nós ingerimos. O problema começa quando a gente passa a ingerir mais toxinas do que o fígado consegue dar conta. Ou toxinas que nosso organismo não consegue se livrar deles, como agrotóxicos perigosos e substâncias tóxicas presentes no ar que respiramos, na água que bebemos ou até mesmo nos cosméticos. Estas toxinas podem causar várias doenças, inclusive o câncer.

Portanto, o papel do detox é ajudar a desintoxicar o que sobra de toxinas em nosso corpo, fornecendo substâncias diuréticas e mais fibras alimentares que vão contribuir com o fígado e o intestino  na eliminação destes venenos que ingerimos diariamente. Outra vantagem no consumo do suco detox é que ingerimos folhas e legumes crus aproveitando ao máximo  seus nutrientes, como minerais e vitaminas, que são muito perdidos durante o processo de cozinhamento dos alimentos.

BENEFÍCIOS DO DETOX PARA A SAÚDE

✗ Ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, fornecendo mais fibras alimentares

Contribui com o fígado para a desintoxicação, pois os sucos detox são ricos em  vitaminas e minerais, como o fósforo, que reduz a absorção de metais pesados, como o chumbo, o alumínio e o bromo, este último principalmente na forma de bromato adicionado ao pão francês.

✗ Aumenta a diurese ajudando o fígado a eliminar mais toxinas pela urina e a evitar a retenção de líquidos, causa de inchaço nas pernas e nas mãos e também o surgimento de celulites.

✗ Aumenta a energia corporal e combate a sensação de fadiga

✗ Fortalece o nosso sistema imunológico

✗ Os sucos detox têm ação termogênica, ou seja, elevam a temperatura corporal, o que acelera o metabolismo e, consequentemente, a queima de calorias e o emagrecimento.

✗ As substâncias antioxidantes contidas nos sucos verdes, como a clorofila, evitam o envelhecimento precoce e a oxidação dos radicais livres, agindo, portanto, na prevenção da formação de tumores que podem levar ao câncer.

RECEITAS PRÁTICAS DE SUCO DETOX

  1. Ingredientes: espinafre, hortelã e limão. Colocar em um liquidificador fatias pequenas de três limões com um litro de água. Bater rapidamente, no máximo duas voltas do liquidificador. Coar o suco e acrescentar 15 folhas de espinafre e um mole de hortelã. Bater 15 segundos.
  2. Ingredientes: couve, beterraba e gengibre. Bater tudo junto em um liquidificador. Um mole de couve, uma beterraba e uma batata pequena de gengibre.
  3. Ingredientes: couve, hortelã e laranja. Bater a couve e a hortelã em um liquidificar com meio litro de água e acrescentar meio litro de suco de laranja.
  4. Ingredientes: abacaxi, água de coco e pepino. Descasque o abacaxi e corte junto com o pepino em fatias, este sem retirar a casca e bata no liquidificador sem água. Depois acrescente a água de coco.
  5. Ingredientes: tomate e limão. Bater em um liquidificador fatias pequenas de três limões e bater com um litro de água. Coar e voltar a bater com três tomates. Está pronto para beber.
  6. Ingredientes:  couve, limão, hortelã, gengibre, água de coco. Bater a couve com o hortelã e o gengibre em um liquidificador com um litro de água, acrescentar o suco de três limões espremidos e água de coco a vontade.
  7. Ingredientes: agrião, hortelã, gengibre, limão, cachaça e mel. Bater o agrião, o hortelã e o gengibre e um liquidificador com meio litro de água. Acrescentar meio litro de limonada forte, 100 ml de cachaça de qualidade e mel a gosto.

O ideal de todo suco detox é não coar, mas fica a gosto de cada um. Da mesma forma beber natural é melhor, mas, se for adoçar, fica a critério de cada um usar açúcar ou o adoçante que preferir. Mas dê preferência ao mel, que é o melhor adoçante natural. Só lembrando que sendo o suco verde um desintoxicante, usar o ciclamato como adoçante do detox é incoerente, uma vez que esta substância é uma toxina.