Existem várias receitas para se fazer a dieta da sopa, mas o conceito é um só: uma sopa com muitos nutrientes mas com baixíssima caloria. Ou seja, a dieta da sopa não passa de uma dieta low carb, que visa reduzir os quilos a mais na balança com uma alimentação muito restritiva em carboidratos. Tem uma regra também muito importante. Não é permitido bater as sopas no liquidificador e os legumes e verduras devem ser picados em pedaços maiores para assim promover a mastigação. Isto é fundamental, porque o ato de mastigar corretamente faz com que o organismo informe ao centro da saciedade no cérebro que você já comeu o suficiente.
Como fazer a dieta da sopa
Fazer uma sopa é coisa muito simples. Mas uma sopa para dieta de emagrecimento requer um balanceamento muito rigoroso de seus ingredientes, tanto para reduzir as calorias como para adicionar nutrientes essenciais para manter o corpo saudável, uma vez que a pessoa irá substituir diariamente duas refeições, o almoço e um jantar, por um prato de sopa. Então, a primeira coisa a fazer é retirar das receitas das sopas qualquer ingrediente com alto teor calórico, como macarrão, batata, mandioca, beterraba, arroz, feijão e outros grãos ricos em carboidratos. Em vez deles, a dieta da sopa prescreve legumes e verduras, como cenoura, abóbora, repolho, espinafre e couve, temperos, como salsinha e manjericão, e carnes, pois afinal a pessoa precisa manter um bom consumo de proteínas, pois senão acabará perdendo muita massa muscular, o que é indesejável. O objetivo da dieta da sopa é perder gorduras e não provocar um atrofiamento da musculatura. Pode-se também incluir o consumo adicional de frutas in natura, o que exclui beber sucos, que concentram uma dose elevada de frutose, o açúcar natural das frutas, de alto valor calórico. Da mesma forma, ficam também de fora da alimentação no período da dieta a ingestão de qualquer tipo de massa, como pães, bolos, biscoitos e pizzas, por exemplo.
Outra coisa importante para se fazer a dieta da sopa é o prazo que a pessoa deve fixar para se manter nessa dieta. O recomendado é que dure apenas sete dias, durante os quais a perda de peso deverá chegar a pelo menos sete quilos, ou seja, cerca de um quilo por dia. Se a pessoa quiser emagrecer mais, é possível refazer a dieta, mas somente depois de 3 a 4 dias de pausa. Durante esse período é imprescindível manter uma alimentação normal. Isto não quer dizer que a pessoa tem que voltar a ingerir carboidratos à vontade. Mas apenas repor um pouco de calorias no corpo, pois afinal nosso organismo também precisa queimar glicose, que é a nossa fonte primária de energia. E são justamente os carboidratos que se transformam em glicose em nosso corpo.
Cuidados com a Dieta da Sopa
Pessoas com problema de hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) e grávidas não devem fazer a dieta da sopa. Outro cuidado que se deve ter é com o ritmo das atividades físicas. Não é recomendado queimar muita energia durante o período em que se está fazendo a dieta da sopa. Deve-se praticar apenas exercícios leves e com intensidade baixa, como caminhadas. Há relatos de pessoas que apresentaram fraqueza, tonturas, dores de cabeça, cansaço, mau humor e indisposição quando adotaram a dieta da sopa. Se isto acontecer, o melhor que se tem a fazer é suspender a dieta líquida e procurar a orientação de um nutricionista para verificar o que pode estar errado.
Receita prática para se fazer a Dieta da Sopa
Passo 1 – coloque uma colher de gordura de porco em uma panela de pressão.
Passo 2 – ligue o fogo e frite 200 gramas de músculo bovino picado e temperado, ou então peito de frango.
Passo 3 – adicione uma cebola picada e cinco dentes de alho amassado e refogue até dourar.
Passo 4 – adicione uma cenoura picada, abóbora, repolho, folhas de espinafre ou couve picada, salsinha e manjericão, além de sal-alho a gosto.
Passo 5 – jogue água filtrada na panela até cobrir os ingredientes e misture bem. Deixe ferver por 15 minutos. Está pronta sua sopa para uma refeição saudável e nutritiva.