Conheça os benefícios da dieta do ovo, uma ótima opção para emagrecer com saúde

Conheça os benefícios da dieta do ovo, uma ótima opção para emagrecer com saúde

Depois do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo. Possui todos os minerais, aminoácidos e proteínas que o nosso organismo precisa. É, portanto, indispensável para quem deseja fazer uma dieta para emagrecer sem deixar o corpo carente de nutrientes essenciais para a saúde.

Benefícios da dieta do ovo

Na verdade, a dieta do ovo não significa passar a se alimentar exclusivamente de ovos.  Temos que continuar comendo legumes, verduras, frutas e carnes.  A importância do ovo na alimentação de quem deseja comer bem e ao mesmo tempo perder peso é que ele torna a digestão mais lenta fazendo com que a sensação de saciedade seja mais prolongada. Isto ajuda a pessoa comer menos vezes durante o dia, pois o ovo aumenta a produção de adiponectina, um hormônio que acelera o metabolismo, queima mais gordura, melhora a sensibilidade à insulina e diminui o apetite.

Porque o ovo não engorda?

Muito simples. Ele tem muito pouca caloria. Portanto, não produz gordura no organismo. Sua fonte de energia são as proteínas, que atuam na constituição de massa muscular. Assim, ao invés da pessoa acumular as chamadas “banhas” no corpo ela vai desenvolver uma musculatura mais rígida e forte.

Quantos ovos devo consumir por dia?

Em média, para quem não faz muito exercício físico, o consumo diário  deve ser de três ovos cozidos e, para quem gasta muita energia, cinco ovos são o bastante para suprir grande parte de sua necessidade alimentar, se manter saudável e em boa forma.

dieta do ovo

Como faço a dieta do ovo?

Na verdade, consiste apenas em introduzir o ovo diariamente em nossa alimentação. Mas, na prática, você pode adotar o seguinte:

  • Café da manhã: um ovo cozido com presunto e uma fruta;
  • Almoço: dois ovos cozidos com um pouco de arroz (preferencialmente integral), um pouco de feijão, carne, verduras e legumes;
  • Jantar (até às 19 horas): dois ovos cozidos, saladas de folhas e legumes regadas no azeite extra virgem e frango grelhado ou peixe assado.

Use a criatividade. Existem muitas combinações para você usar o ovo na sua dieta. Mas só não se esqueça de evitar o consumo excessivo de carboidratos e cortar o açúcar, substituindo por um adoçante natural a base de stévia.  Eles são os verdadeiros vilões da gordura acumulada em seu corpo.