Dieta do ovo é ótima opção para emagrecer com saúde

Dieta do ovo é ótima opção para emagrecer com saúde

Benefícios da dieta do ovo

Depois do leite materno, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos.  Ele é rico em calorias, proteínas (sobretudo a luteína, fundamental para a saúde da nossa visão)  e em micronutrientes essenciais como  Vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K, além de Cálcio, Ferro, Magnésio, Selênio, Sódio e Zinco e vários outros complementos que fazem do ovo um alimento indispensável em nossa dieta, principalmente para quem deseja emagrecer sem risco de deixar o corpo carente de componentes básicos para nossa saúde.

Na verdade, a dieta do ovo não significa fazer uma alimentação balanceada exclusivamente nele.  Temos que continuar comendo legumes, verduras, frutas e carnes.  A importância do ovo na alimentação de quem deseja comer bem e perder peso é que ele torna a digestão mais lenta fazendo com que a sensação de saciedade seja prolongada. Ou seja, ajuda a pessoa a comer menos vezes durante o dia, pois o ovo aumenta a produção de adiponectina, um hormônio que acelera o metabolismo, queima mais gordura, melhora a sensibilidade à insulina e diminui o apetite.

E porquê o ovo não engorda? Muito simples. Ele é mais proteico que calórico. Por isso, em vez de produzir gordura o ovo atua na constituição de massa muscular.

Quantos ovos devo consumir por dia? Em média, para quem não faz muito exercício físico, o consumo diário  deve ser de três ovos cozidos e, para quem gasta muita energia, cinco ovos são o bastante para suprir grande parte de sua necessidade alimentar, se manter saudável e em boa forma.

Dieta do ovo é ótima opção para emagrecer com saúde

Então como faço a dieta do ovo?

Na verdade, a dieta do ovo é simplesmente introduzir o ovo diariamente em nossa alimentação nas dosagens recomendadas acima. Mas, na prática, você pode adotar o seguinte:

  • Café da manhã: um ovo cozido com presunto e uma fruta;
  • Almoço: dois ovos cozidos com um pouco de arroz (preferencialmente integral),um pouco de feijão, carne, verduras e legumes;
  • Jantar (até às 19 horas): dois ovos fritos na gordura de porco ou na água, saladas com azeite, frango grelhado ou peixe assado e duas fatias de pão-de-forma integral.

Use a criatividade. Só não se esqueça de evitar o consumo excessivo de carboidratos e açúcar. Eles são os verdadeiros vilões da gordura acumulada em seu corpo.

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