Espinafre: a força da natureza concentrada numa folha

Avaliar postagem

Quando o marinheiro Popeye estava muito fraco para lutar com o malvado Brutus para salvar sua amada Olivia Palito das garras do vilão, o que ele fazia? Abria uma lata de espinafre, jogava pela goela abaixo e, num instante, virava um super-homem. Exageros à parte, afinal se tratava de um desenho de entretenimento, mas naquela cena estava retratada uma verdade muito importante. O espinafre concentra em suas folhas todos os nutrientes necessários para garantir uma saúde de ferro. Depois do leite materno e juntamente com o ovo, é o alimento mais completo da natureza. Portanto, é imprescindível incluí-lo em nosso cardápio.

NUTRIENTES CONTIDOS NO ESPINAFRE

Quando você estiver precisando de algum tipo de nutriente, basta lembrar do espinafre. Pois, certamente ele tem o que você procura. O espinafre é rico em zinco, um dos minerais mais importantes para a saúde do nosso organismo e responsável pela absorção da vitamina C em nosso sistema imunológico, além de ser um poderoso antioxidante e, portanto, um auxiliar na prevenção do câncer e outras doenças degenerativas. Outros minerais presentes no espinafre:

  • cálcio
  • ferro
  • fósforo
  • magnésio
  • potássio
  • cobre
  • manganês
  • sódio

Temos que chamar a atenção para um fato muito importante no consumo do espinafre. Como vimos na lista acima, poucos vegetais contêm uma quantidade tão grande de nutrientes como ele, principalmente o cálcio e o ferro. Mas no espinafre está presente também uma substância chamada ácido oxálico, que pode bloquear a absorção daqueles nutrientes, além de favorecer a formação de cálculos renais. Mas isto só em grandes quantidades. Afinal, ninguém vai conseguir comer espinafre todo dia. Duas vezes por semana está ótimo. Além disso, a ação do ácido oxálico pode facilmente ser anulada se você ingerir ácido cítrico junto com o espinafre. Para isto, basta um delicioso e refrescante suco de limão.

No espinafre você encontra também as vitaminas do complexo B, coisa rara em outros alimentos,  além de mais vitaminas como A C, E, K, niacina e tiamina. Além disso, o espinafre guarda uma substância raríssima em alimentos: a coenzima Q10, fundamental para a produção de energia em nossas células. Isto significa que o consumo de espinafre aumenta sensivelmente os nossos níveis de energia corporal. Portanto, nos dá mais vigor e muito mais saúde. Outro benefício do espinafre é sua alta concentração de proteínas não encontradas em outros vegetais, como a luteína, que atua contra doenças oculares como a degeneração macular senil e a catarata. Em suas folhas está também o ácido fítico, outra substância rara com propriedades protetoras contra doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Tudo isso, com poucas calorias. Portanto, espinafre alimenta e não engorda, sendo uma verdura totalmente recomendada também para quem está fazendo regime para emagrecer. Outro benefício do espinafre é que sendo rico em fibras não libera imediatamente as suas calorias e favorece o funcionamento do intestino para quem tem prisão-de-ventre. Vale lembrar que a interação com uma fonte de gordura, como a banha de porco, aumenta a absorção do espinafre quando ele é ingerido cozido ou em mistura com outros alimentos.

COMO CONSUMIR O ESPINAFRE

Como dissemos, o ácido cítrico presente no limão é um neutralizador do ácido oxálico presente no espinafre, que é uma substância tóxica. Mas se você for consumir o espinafre sem a ingestão do ácido cítrico então o melhor é comer o espinafre cozido em vez dele cru, pois o calor do cozimento vai eliminar quase todo o ácido oxálico presente em suas folhas. Recomenda-se não ingerir o talo do espinafre, pois é ali que se concentra quase todo os venenos de agrotóxicos usados no seu plantio. Para acabar de limpar os resíduos de agrotóxicos das folhas uma boa medida é retirá-las dos talos, lavá-las bem em água fria e depois deixá-las um pouco de molho em água gelada.

O espinafre pode ser acrescentado em omeletes, sopas e refogados. Ou também usado para fazer um delicioso detox. A receita desta bebida é simples. Separe as folhas de meio mole de espinafre. Faça o procedimento que ensinamos no parágrafo anterior. Depois coloque num liquidificador com um mole de hortelã e o suco de meio copo de limão. Acrescente um litro de água gelada e bata tudo. Em seguida, basta coar para beber. Adoce do jeito e na quantidade que você preferir.

Certamente, você não irá se transformar em um super herói na hora como o Popeye, mas sem dúvida se tornará muito mais forte e com muito mais energia para viver uma vida com muito mais saúde e disposição.