Quando se fala em ferro a primeira ideia que temos é que a falta dele no organismo causa anemia, que significa um taxa baixa de glóbulos vermelhos no sangue, as nossas hemácias. Daí a preocupação das mamães para as crianças comerem feijão, uma leguminosa rica neste micronutriente. Realmente, o ferro é essencial para a manutenção de nossos glóbulos vermelhos. Só que, além disso, ele tem uma função primordial não só para a nossa saúde mas para a nossa própria sobrevivência, pois é também o responsável pela formação da hemoglobina, a molécula do sangue responsável por transportar o oxigênio na corrente sanguínea. E é através do sangue que as nossas células recebem o oxigênio e, com ele, fabricam energia para os nossos órgãos e o nosso corpo viverem. A medula óssea fabrica, por dia, entre 100 mil a 250 mil glóbulos vermelhos e, consequentemente, qualquer deficiência de ferro pode afetar seriamente esta atividade e causar sérios problemas para a saúde, inclusive leucemia.
Um homem adulto deve consumir cerca de 5 miligramas de ferro por dia, enquanto a mulher precisa de um pouco mais para contrabalançar as perdas deste mineral durante a menstruação ou gestação. Nas crianças, a absorção de ferro é muito maior, necessitando de 10 miligramas a 15 miligramas diárias. Entretanto, deve-se evitar a suplementação de ferro, exceto por recomendação médica, pois o excesso de ferro no organismo é também prejudicial, podendo causar problemas cardíacos, cirrose, câncer, diabetes e artrite, devido à sua acumulação no coração, fígado e pâncreas. A melhor forma de se absorver ferro é mesmo através de uma alimentação balanceada que nos forneça não só ele mas todos os micronutrientes essenciais para o nosso corpo.
BENEFÍCIOS DO FERRO PARA A SAÚDE
- Fornece mais energia para o nosso corpo
- Fortalece o sistema imunológico, nos protegendo contras as doenças
- Melhora a qualidade do sono
- Fortalece os cabelos e as unhas
- Torna a pele mais bonita
- Atua no metabolismo ajudando nosso organismo a queimar mais calorias e, consequentemente, evita a pessoa engordar.
- Mulheres que consomem regularmente alimentos ricos em ferro têm entre 30% e 40% menos chances de sofrerem os males da TPM (Tensão Pré Menstrual)
- Acelera a cicatrização de feridas
- Garante um desenvolvimento saudável do cérebro de crianças
ALIMENTOS RICOS EM FERRO
Para uma ingestão satisfatória de ferro, devemos consumir diariamente pelo menos um destes alimentos:
- Leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha
- Ovo
- Folhas verdes, como espinafre, couve, brócolis e coentro
- Fígado de boi ou de frango
- Carne de boi
- Cebola
- Beterraba
- Aveia
- Semente de abóbora
- Castanha de Caju
- Açúcar Mascavo