Goiaba, a superfruta considerada como a mais saudável para consumo

Fruto da goiabeira, árvore originária do México e cujo nome científico é Psidium guajava, a goiaba é uma fruta tipicamente tropical e uma das mais ricas em nutrientes, sendo também uma das mais cultivadas e comercializadas. O Brasil é o maior produtor, respondendo com cerca de 45% da produção mundial. Existem dois tipos mais comuns, a vermelha e a branca, sendo a vermelha mais saborosa e nutritiva. Cada fruta pode pesar até 250 gramas, dependendo da variedade.

A goiaba é consumida in natura, com casca e semente, ou em polpa para sucos e também em compotas, geléias e doces, como a brasileiríssima goiabada, geralmente casada com o queijo frescal. Dela pode-se fabricar ainda um molho muito saboroso substituto do catchup, batizado de goiachup.

NUTRIENTES DA GOIABA

A goiaba fornece uma grande quantidade de substâncias importantes para a manutenção da nossa saúde. Dentre elas, destacam-se:

Licopenos

Potente antioxidante capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer.

Flavonóides

Possuem ação anti-inflamatória, regularização hormonal, anti-hemorrágica, antialérgica e anticancerígena.

Taninos

Substância característica das uvas e do vinho, está presente também na goiaba e têm efeito anti-carcinogênicos (que evitam a formação de tumores), antioxidante e anti-inflamatório.

Além destes, a goiaba também é rica em vitamina C, com níveis de de 6 a 7 vezes superiores aos das frutas cítricas,  e fonte de vitaminas A e B e minerais como o cálcio, fósforo, magnésio e o ferro.

PROPRIEDADES MEDICINAIS DA GOIABA E DA GOIABEIRA

A goiaba é também muito utilizada com finalidades medicinais pelas pessoas do interior. A presença de fibras solúveis nos frutos ajuda o organismo a metabolizar melhor as gorduras, contribuindo para a redução nos níveis de pressão arterial, triglicerídeos e colesterol total. Mas o chá das folhas novas  são também usadas como antitussígeno, anti-inflamatório, anti-hemorrágico, atuando na eliminação do catarro intestinal e combate à constipação, estomatite, febre, indisposição gástrica, vermes, cólera infantil, distúrbios da digestão, incontinência urinária, inchaço dos pés e várias outras doenças. O gargarejo do chá das folhas combate aftas e inflamação da garganta e da boca, como a gengivite. Das hastes cozidas extrai-se uma bebida muito eficaz contra a diarreia.

VALORES NUTRICIONAIS DA GOIABA

Cada 100 gramas da fruta nos fornece:

50 calorias

cerca de 20 gramas de carboidratos de cadeia longa (carboidratos saudáveis, pois demoram mais tempo para se dissolver totalmente como glicose no sangue)

1,6 gramas de gordura total

Pouco mais de 1 grama de proteínas

✗  8 gramas de fibras totais

✗ 0,2 miligramas de ferro

✗ 25 miligramas de cálcio

✗ De 198 a 420 miligramas de potássio

✗ 30 miligramas de magnésio

O Center for Science in the Public Interest (Centro para a Ciência no Interesse Público), dos Estados Unidos, descreveu a goiaba vermelha como a superfruta, pois quando comparada com as frutas mais comumente consumidas, ela mostra a mais excepcional combinação de nutrientes. Por isto, sem dúvida é uma das frutas mais saudáveis para consumo.