Gordura trans: saiba o que é e porque faz mal à saúde

Gordura trans: saiba o que é e porque faz mal à saúde

Poucos alimentos naturais possuem gordura trans, como é o caso de algumas carnes e o leite, mesmo assim em quantidade muito pequena. Entretanto, ela está cada vez mais presente nos produtos industrializados, pois é uma forma barata de aumentar o seu prazo de validade, além de acrescentar mais sabor.

O que é gordura trans?

A gordura trans é uma gordura saturada de hidrogênio que transforma a gordura vegetal líquida em gordura sólida. Por isto, ela é também conhecida como gordura hidrogenada. No Brasil, os fabricantes de produtos alimentícios que usam gordura trans são obrigados a informar ao consumidor no rótulo da embalagem. Contudo, estudos de universidades brasileiras revelaram que muitos dos alimentos que dizem ter zero gordura trans, na verdade escondem pequenas quantidades deste ingrediente na composição.

Alimentos que possuem muita gordura trans

Lista dos dez produtos industrializados campeões em gordura hidrogenada:

  1. Margarinas
  2. Pipoca de microondas
  3. Sorvetes
  4. Batatas-fritas, tanto as de fast-food quanto as que já vêm pré-preparadas para serem fritas em casa
  5. Salgadinhos de pacote, mais conhecidos como chips
  6. Bolos
  7. Biscoitos
  8. Macarrão instantâneo
  9. Nuggets
  10. Pizza

Porque a gordura trans faz mal à saúde

O problema da gordura hidrogenada é que nosso organismo não sabe como metabolizá-la, pois não é reconhecida como fonte de energia para as células. Isto significa que ela vai se acumular em nosso sangue, formando placas de ateroma nas artérias, podendo levar a uma trombose, infarto ou AVC, além de provocar o aumento da pressão arterial, o diabetes e causar processos inflamatórios, que fazem surgir doenças como a artrite, artrose e osteoporose, e propiciam o surgimento de câncer. Por isto, devemos cortar totalmente o consumo de alimentos industrializados que contêm gordura trans.

Proibição do uso da gordura trans

Atualmente, o uso da gordura trans em produtos industrializados já é proibido em 48 países. Em 2003, A Dinamarca foi a primeira a banir a gordura hidrogenada, sendo depois seguida pela Suíça em 2008 e somente em 2015 pelos Estados Unidos e o  Canadá em 2017. Mas hoje todos os países da União Européia proíbem a adição de gordura trans nos alimentos. Aqui, na América  do Sul, foi assinado um acordo multinacional, chamado Declaração de Américas Livres de Gorduras Trans, patrocinado pela Organização Mundial de Saúde em 2008, que estabeleceu a eliminação ou redução do uso de gordura hidrogenada. Alguns países já adotaram medidas para cumprir o acordo, como o Chile desde 2009, a Argentina em 2010, a Colômbia em 2012, o Equador em 2013, o Peru  em 2016 e o Uruguai em 2017.  No Brasil, a Anvisa determinou em 2019 a restrição de 2% de adição de gordura hidrogenada nos alimentos industrializados e sua eliminação total a partir de 2023.

Segundo a OMS, a gordura hidrogenada é causa de aproximadamente 500 mil óbitos por ano em todo o mundo. No Brasil, ela é responsável por 11,5% das mortes no país, provocando 18.576 óbitos por doenças coronarianas.