Jabuticaba: fruta nacional com muitos benefícios

Jabuticaba: fruta nacional com muitos benefícios

A jabuticaba é uma fruta genuinamente nacional nativa da Mata Atlântica. Seu nome é de origem indígena, “iapoti kaba”, que em tupi significa “fruta botão”. Ela dá duas vezes por ano, de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro. Embora sua safra seja curta, a jabuticabeira produz uma grande quantidade de frutas, que são geradas nos galhos e também no tronco. De formato redondo, cor roxa bem escura, tamanho pequeno e muito saborosa, a jabuticaba tem compostos bioativos que fazem dela uma fruta muito especial, rica em nutrientes como vitaminas e minerais e também com muitas propriedades medicinais.

Benefícios da jabuticaba para a saúde

Ela tem muito mais antocianinas do que a uva. Estas substâncias presentes na casca são responsáveis pela cor das jabuticabas e apresentam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e até mesmo anticancerígenas. Estudos realizados em universidades brasileiras vêm comprovando diversos benefícios medicinais da jabuticaba. Uma descoberta sensacional é que esta fruta combate o acúmulo de gordura no fígado, problema conhecido como esteatose hepática, que ocorre quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. Basta apenas 5% de gordura no fígado para a pessoa apresentar um quadro de risco para doenças como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado. Com o crescimento da obesidade no mundo todo, a propensão de gordura no fígado está também cada vez maior. Portanto, além de mudar hábitos alimentares e evitar o sedentarismo, consumir jabuticaba é muito recomendado não só para os gordinhos mas qualquer pessoa que tenha uma dieta com alto teor de gordura.

A jabuticaba também é rica em proantocianidinas, um poderoso antioxidante, e elagitaninos, compostos repletos de taninos que se dissolvem em água e têm propriedades antivirais e anti-inflamatórios. Tanto as proantocianidinas como os elagitaninos são encontrados na polpa e nas sementes da fruta.

Valores nutricionais da jabuticaba

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, cada 100 gramas de jabuticaba, cerca de 20 unidades, fornece uma quantidade expressiva de vitaminas e minerais, além de calorias, proteínas e fibra alimentar.

Nutriente Valor Necessidade Diária
Calorias 243 2500
Proteínas 0,6 g 0,75 g
Fibra Alimentar 2,3 g 25 g
Vitaminas C 16,2 mg 90 mg
Vitamina B1 0,6 mg 1,5 mg
Cálcio 8 mg 800 mg
Magnésio 18 mg 400 mg
Manganês 0,3 mg 2,3 mg
Fósforo 15 mg 700 mg
Ferro 0,1 mg 15 mg
Potássio 130 mg 3,5 g
Cobre 0,07 mg 2 mg
Zinco 0,3 mg 15 mg

Como consumir a jabuticaba

Para aproveitar todos os benefícios da jabuticaba, nenhuma parte da fruta deve ser descartada. Portanto, deve-se comer tanto a casca, como a polpa e as sementes. Mas as sementes não causam prisão de ventre? Só se for em excesso. A casca também pode causar tanto uma constipação intestinal quanto até mesmo um desarranjo, devido a sua grande quantidade de fibras. O intestino precisa de alimentos ricos em fibras para funcionar bem. Mas muita fibra pode saltar o intestino além do normal e em quantidade acima de 30 gramas diárias acaba causando efeito contrário, ou seja, prende o intestino. Portanto, de acordo com a tabela acima, cada 20 jabuticabas possui cerca de 2,3 gramas de fibras. Com base nesse valor, fica fácil controlar o consumo de jabuticabas para não prejudicar o seu intestino.

Além da fruta in natura, a jabuticaba também pode ser consumida de diversas formas, em geleia, sorvete e até mesmo um delicioso licor. Vamos ver as receitas.

Receitas com jabuticaba

Geleia de Jabuticaba

Os ingredientes são: 1,5 kg de jabuticaba, 1,5 kg de açúcar e água.

Modo de preparo: lave bem as jabuticabas e as coloque em uma panela grande com água suficiente para cobrir as frutas. Coloque para ferver até que elas soltem o suco. Deixe esfriar e coe numa peneira. Esmague as frutas que ficaram na peneira e coe novamente o sumo. Limpe a panela que você usou para cozinhar a jabuticaba e coloque o suco e o açúcar. Ferva até 100º C, controlando a temperatura com a ajuda de um  termômetro. A geleia estará no ponto quando formar uma polpa que desliza pela colher.

A geleia de jabuticaba vai bem com pães e torradas.

Sorvete de Jabuticaba

Ingredientes: 500 gramas de jabuticaba, uma lata de leite condensado e leite de vaca.

Modo de preparo: esmague as jabuticabas com as mãos dentro de uma panela grande para que ela solte todas as bolinhas.  Acrescente meio copo de água e coloque no fogo por 5 minutos para que elas soltem um líquido rosado. Em seguida, despeje tudo num liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. Como a mistura ainda terá pedaços de casca, coe numa peneira sem espremer muito a pasta. Junte o leite condensado e aproveite a mesma lata para medir e acrescentar o leite. Deixe esfriar e bata a mistura numa sorveteira por uns 40 minutos até conseguir um sorvete bem cremoso. Se não tiver uma sorveteira, leve a mistura ao congelador por 30 minutos e use uma batedeira de bolo para fazer o processo da sorveteira. Repita a operação até que o sorvete esteja bem consistente e cremoso.

Licor de Jabuticaba

Ingredientes: 2 kg de jabuticaba, açúcar a gosto, 1 copo de 200 ml de cachaça de qualidade e 1 litro de água.

Modo de preparo: lave bem as jabuticabas e coloque junto com a água numa panela grande para ferver, até elas soltarem o suco. Deixe esfriar. Coe, acrescente o açúcar e a cachaça. Mexa bem com uma colher de pau para dissolver o açúcar. Depois, guarde em uma garrafa de vidro escuro ao abrigo do sol para ir tomando em cálice.