Laranja: fruta cítrica com muitos benefícios para a saúde

Laranja: fruta cítrica com muitos benefícios para a saúde

A laranja é uma das dez frutas mais consumidas no mundo e a mais vendida no Brasil, de acordo com dados da Ceagesp/São Paulo, a maior central de distribuição de produtos hortigranjeiros da América Latina. São quase 300 mil toneladas por ano. Existem diversas variedades de laranja, com destaque para a baía, lima, pêra, natal e a campista, a mais doce e deliciosa de todas. Ela é originária da China e foi trazida para a Europa pelos portugueses no século XVI e depois introduzida também por eles no Brasil durante a colonização. Além de seu sabor delicioso que agrada a grande maioria dos consumidores, a laranja é uma fonte importante de vários nutrientes essenciais para a saúde.

NUTRIENTES DA LARANJA

Quando se fala em laranja quase todo mundo só associa esta fruta com a vitamina C. Na verdade, a laranja não é nem tão rica assim em vitamina C. Fornece 40 miligramas para cada 100 gramas de polpa, enquanto a acerola chega a 1790 miligramas e a campeã da vitamina C, o camu-camu da Amazônia, a 2880 miligramas. Mas, como a dose de vitamina C diária recomendada para adultos é de 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres, a ingestão de apenas duas laranjas já dá conta do recado, mantendo nossos níveis de vitamina C, além de nos fornecer também ácido cítrico, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, B2 e B3 e fibras ricas em pectina e flavonoides.

Por isto, devemos dar preferência em comer a laranja in natura, ingerindo também o bagaço, onde estão as fibras, pois estas fazem o intestino funcionar melhor e libera gradualmente a frutose da laranja, evitando que o açúcar natural da fruta seja transformado rapidamente em glicose no organismo, como acontece quando a laranja é transformada em suco. Entretanto, para quem gosta mesmo é de tomar o suco da laranja a opção é não coar os pequenos alvéolos que se encontram dentro dos gomos, pois estes também contêm fibras e ajudam a reduzir o impacto da frutose.

A LARANJEIRA COMO PLANTA MEDICINAL

Além de nutritiva, a laranja previne o AVC (acidente vascular cerebral), a formação de pedra nos rins, a degeneração macular que pode levar à perda progressiva da visão e protege também contra o câncer de mama, estômago, esôfago e pâncreas, além de melhorar a memória, principalmente em pessoas idosas, fortalece o coração, combate problemas respiratórios, prisão-de-ventre e também gripes e resfriados. É depurativa, pois possui propriedades que ajudam a eliminar as substâncias que não foram metabolizadas e que se alojam em diferentes órgãos.

Popularmente, outras partes da laranjeira também são usadas para fins medicinais.

As flores: são usadas como antiespasmódico, aliviando as dores causadas pelos gases estomacais. Fazer a infusão de 3 gramas de flores de laranjeiras misturadas em uma xícara de água fervente, adoçada com mel. A dose é de uma xícara por hora, até que as dores tenham desaparecido.

As folhas: o chá das folhas da laranjeira é considerado um calmante natural, ajudando a combater as insônias e a ansiedade, devido ao seu efeito tranquilizante, que reduz o stress e a depressão. É também um ótimo bactericida e anti-séptico. Auxilia no combate a enxaquecas e pode ser um excelente afrodisíaco, além de antitérmico muito usado na área rural contra a febre.