Limão: poderoso bactericida e antibiótico natural com muito benefícios para a saúde

Limão: poderoso bactericida e antibiótico natural com muito benefícios para a saúde

Quando se fala em limão quase todo mundo associa o suco desta fruta à vitamina C. No entanto, o limão não é tão rico assim nesta substância. Além disso, a maior concentração de vitamina C do limão está na casca, cerca de 150 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de casca. Assim, para aproveitar ao máximo a vitamina C do limão faça o suco batendo a fruta com a casca, a chamada limonada suíça. Para não amargar, basta cortar o limão em fatias bem pequenas, colocar no liquidificador com água e bater muito rapidamente.

Vitamina C

O limão perde em  vitamina C para frutas como acerola e a laranja, mas mesmo assim é uma boa fonte desta substância. A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um antioxidante que fortalece o sistema imunológico aumentando a produção de glóbulos brancos, previne doenças degenerativas como o câncer, protege nossas artérias e combate até o estresse, atuando na produção de hormônios como cortisol, histamina e norepinefrina que controlam o desgaste físico e emocional. Mas um dos maiores feitos da vitamina C foi prevenir e combater o escorbuto, uma doença grave  que começa com sintomas como fraqueza, cansaço e pernas e braços doloridos. Se não for tratada rapidamente, desencadeia outros problemas mais complicados como a redução do número de glóbulos vermelhos, inflamação das gengivas, queda de cabelo e hemorragias na pele. Em fase mais avançada, causa dificuldade de cicatrização das feridas e acaba levando a pessoa à morte por infeção generalizada ou hemorragia.

Ácido Cítrico

A verdadeira maravilha do limão como planta medicinal é o seu elevado teor de ácido cítrico, um poderoso bactericida e antibiótico natural. A indústria alimentícia, por exemplo, usa muito o ácido cítrico como conservante para evitar a contaminação por bactérias, bacilos e fungos. Por isto, o limão pode ser usado para tratar inflamações e infecções.

Pectina

O limão é também fonte de pectina, substância muito importante para a digestão, uma vez que facilita a síntese de proteínas e gorduras e regula a absorção de carboidratos pelo organismo.

Felandrina

É a substância encontrada no limão responsável por provocar queimaduras na pele caso você passe o limão na pele e fique exposto ao sol.  Mas seu consumo não faz mal nenhum. Ao contrário, a felandrina é boa para a gastrite e a acidez estomacal, além de também atuar na regeneração de tecidos inflamados.

Uso medicinal do limão

Além do escorbuto, o limão pode ser usado para tratar vários problemas de saúde, como:

  • Ácido Úrico ou Gota: espremer em meio cálice de água o suco de três limões e beber esta dose pela manhã, em jejum. O tratamento deve durar dez dias, seguida por uma interrupção de sete dias. Deve-se, então, repetir a dose por outros dez dias, e assim por diante, até obter a cura.
  • Arteriosclerose e Hipertensão: Pode-se seguir o mesmo protocolo de tratamento do ácido úrico ou iniciar bebendo o suco de um limão de uma só vez. No dia seguinte, aumentar a dose para dois limões e continuar aumentando um limão por dia, até chegar a dez limões de uma só vez. Depois fazer o intervalo de sete dias e reiniciar o tratamento, até obter a cura.
  • Inflamações da boca e estomatite: espremer o suco de um limão em um cálice e diluí-lo com uma colher pequena de água morna. Usar o líquido para fazer bochechos, repetindo o tratamento várias vezes ao dia. Pode-se também fazer gargarejos para a inflação da garganta.
  • Câimbras, digestão difícil, inapetência e flatulência: após a refeição, beber uma xícara de água quente adoçada, na qual se tenha deixado em infusão uma fatia de limão com a casca.
  • Pedra nos rins: Um importante benefício da ingestão do limão é a proteção contra litíase renal, ou pedra nos rins. Uma série de fatores aumentam o risco de litíase, como a maior excreção urinária de cálcio, sódio, fósforo, urato (sal do ácido úrico), proteína e, por outro lado, a menor excreção do citrato, chamada hipocitraturia.  O limão atua justamente na eliminação da formação de aglomerado de cristais, que poderão formar as chamadas pedras nos rins.

Limão não causa acidez

Outra coisa importante sobre o limão é que apesar de muito ácido, devido ao seu alto teor de ácido cítrico, ele se torna alcalinizante quando é ingerido, pois reage com o sódio, o cálcio, o magnésio, ferro, potássio e manganês em nosso organismo, produzindo diversos citratos, que são substâncias alcalinizante.

Limão nos protege contra bactérias dos alimentos

Outra propriedade bastante interessante do ácido cítrico contido no limão é ser um excelente ativador do acido clorídrico fabricado em nosso estomago. Isto significa que a combinação dos dois eleva substancialmente o poder de oxidação do ácido clorídrico usado para matar bactérias indesejáveis que entram em nosso organismo por meio dos alimentos. A ativação do ácido clorídrico só não é maior porque, ao mesmo tempo, o limão também contém ingredientes antioxidantes, como a vitamina C.

Tomar limão com água diariamente

Espremer um limão em um copo de água, sem açúcar, e tomar diariamente em jejum é um dos melhores hábitos para a sua saúde. O objetivo desta prática é combater a acidez estomacal causada pelos restos dos alimentos que ingerimos, que são muito ácidos. A acidez é a condição essencial para a formação de processos inflamatórios que atacam as células e causam diversas doenças, como o câncer.