Maçã: fruta com muitos benefícios e nutrientes para a saúde

Maçã: fruta com muitos benefícios e nutrientes para a saúde

Uma das frutas mais cultivadas no mundo, com mais de 7 mil espécies, agora podemos dizer que a maçã também é brasileira, pois é produzida em larga escala principalmente em Santa Catarina. E cada vez ganha mais popularidade e mercado no Brasil, pois o produto nacional é muito mais barato do que o importado, a maior parte da Argentina. A maçã realmente merece um lugar de destaque em nossa alimentação, devido aos inúmeros benefícios que proporciona à nossa saúde e por ser rica em vários nutrientes essenciais.

Valor nutricional da maçã

Para cada 100 gramas da fruta, enjerimos:

  • 52 calorias
  • 1 mg de sódio
  • 107 mg de potássio
  • 14 g de carboidratos, sendo 2,4 g de fibra alimentar e 10 g de açúcar
  • 0,3 g de proteínas
  • 5 mg de magnésio
  • 0,1 mg de ferro
  • 6 mg de cálcio
  • Vitaminas A, B6, B12 e C

Portanto, a maçã é um fruto que oferece muitos nutrientes importantes para o nosso organismo.

Propriedades medicinais da maçã

O consumo regular de maçã nos protege contra diversas doenças, como:

Colite:  inflamação do intestino grosso, que pode ser causada por deficiência nutricional, problemas vasculares e até desequilíbrio da flora bacteriana. Os sintomas de colite podem ser fortes diarreias, com presença de muco, pus e sangue, acompanhada por dor e mal estarA maçã possui um potente efeito desintoxicante e depurativo além de  hidratar e acalmar a mucosa do intestino.

Alzheimer e Parkinson: doenças degenerativas do cérebro que atingem principalmente pessoas na terceira idade

Diabetes: a maçã é rica em pectina, fibra que ajuda no controle da glicemia que quando alcança altos índices na corrente sanguínea obriga o pâncreas a produzir grandes quantidades de insulina, hormônio que tem a função de injetar glicose nas células para produção de energia. Quando a insulina é produzida em excesso acaba sendo rejeitada pelas células, causando o diabetes.

Câncer de cólon, de próstata e de mama: são os tipos de cânceres mais comuns nos homens e nas mulheres

Entupimento das Artérias: os flavonóides encontrados na maçã têm a propriedade de evitar a oxidação do colesterol LDL pelos radicais livres, impedindo, assim, a formação de placas de colesterol em nossas artérias. Por isso, pode-se dizer também que a maçã é excelente para a saúde do coração.

Azia, gastrite e úlceras: a maçã ajuda a neutralizar o excesso de acidez do estômago e, devido à presença de pectina, protege a mucosa estomacal contra a gastrite e a úlcera.

A maçã também reduz as chances de uma pessoa sofrer AVC (Acidente Vascular Cerebral), ter cárie dentária e problemas instestinais, como a prisão de ventre. Ela também desintoxica o organismo, ajudando a eliminar metais pesados, como o chumbo e o mercúrio.

Mais benefícios da maçã

  • Por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância
  • Impede a formação de cálculos nos rins
  • Evita a indigestão
  • Previne a infecção da garganta
  • Ajuda a desintoxicar o fígado de toxinas
  • Melhora o sistema nervoso e diminui a ansiedade
  • Combate a gota ou ácido úrico

Benefícios da maçã para a pele

Devido ao seu poder antioxidante, a maçã retarda o envelhecimento e melhora a saúde da pele, proporcionando uma limpeza profunda nos poros. É ainda um hidratante natural.

Benefícios da maçã para os cabelos

A vitamina B12 presente na maçã é excelente para a recuperação capilar, inclusive de pessoas calvas, agindo também na prevenção da queda de cabelos.

Benefícios da maçã para emagrecer

Por ser uma fruta rica em fibra alimentar, a maçã mantém a pessoa por mais tempo alimentada. Na forma de vinagre, é considerada como uma arma poderosa para o emagrecimento, pois elimina os excessos de gordura, especialmente os localizados na região abdominal.

Variedades de maçã

As mais comuns no mercado são a fuji, gala, argentina e a maçã verde, cujo paladar se diferencia bastante das outras, uma vez que é bastante ácida.

Quanto consumir

O ideal é comer pelo menos uma maçã por dia, mas pode-se chegar até três por dia, embora seja uma marca difícil de atingir com a maçã argentina, devido ao seu porte grande, que pode pesar até 200 gramas quase o dobro das outras variedades. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o consumo médio de maçã no Brasil é de 5,78kg/habitante/ano, ainda um pouco baixo comparado com o consumo anual na Argentina, de  11,1 kg per capita e Chile 6,5 kg per capita.