Maçã: fruta que não deve faltar na sua alimentação diária

Maçã: fruta que não deve faltar na sua alimentação diária

Uma das frutas mais cultivadas no mundo, com mais de 7 mil espécies, agora podemos dizer que a maçã também é brasileira.  Ela é produzida em larga escala principalmente em Santa Catarina. E cada vez ganha mais popularidade e mercado no Brasil. O produto nacional é muito mais barato do que o importado, a maior parte da Argentina. A maçã realmente merece um lugar de destaque em nossa alimentação. Rica em vários nutrientes essenciais, proporciona muitos benefícios para nossa saúde quando consumida regularmente.

Valor nutricional da maçã

Para cada 100 gramas da fruta, enjerimos:

  • 52 calorias
  • 1 mg de sódio
  • 107 mg de potássio
  • 14 g de carboidratos, sendo 2,4 g de fibra alimentar e 10 g de açúcar
  • 0,3 g de proteínas
  • 5 mg de magnésio
  • 0,1 mg de ferro
  • 6 mg de cálcio
  • Vitaminas A, B6, B12 e C

Portanto, a maçã é um fruto que oferece muitos nutrientes importantes para o nosso organismo.

Propriedades medicinais da maçã

O consumo regular de maçã nos protege contra diversas doenças, como:

Colite:  inflamação do intestino grosso, que pode ser causada por deficiência nutricional, problemas vasculares e até desequilíbrio da flora bacteriana. Os sintomas de colite podem ser fortes diarreias, com presença de muco, pus e sangue, acompanhada por dor e mal estarA maçã possui um potente efeito desintoxicante e depurativo além de  hidratar e acalmar a mucosa do intestino.

Alzheimer e Parkinson: doenças degenerativas do cérebro que atingem principalmente pessoas na terceira idade

Diabetes: a maçã é rica em pectina, fibra que ajuda no controle da glicemia. Quando alcança altos índices na corrente sanguínea, a glicose obriga o pâncreas a produzir grandes quantidades de insulina. Este hormônio tem a função de injetar a glicose nas células para produção de energia.Mas, quand é produzida em excesso, acaba sendo rejeitada pelas células, causando o diabetes.

Câncer de cólon, de próstata e de mama: são os tipos de cânceres mais comuns nos homens e nas mulheres.

Entupimento das Artérias: os flavonóides encontrados na maçã têm a propriedade de evitar a oxidação do colesterol LDL pelos radicais livres, impedindo, assim, a formação de placas de colesterol em nossas artérias. Por isso, pode-se dizer também que a maçã é excelente para a saúde do coração.

Azia, gastrite e úlceras: a maçã ajuda a neutralizar o excesso de acidez do estômago e, devido à presença de pectina, protege a mucosa estomacal contra a gastrite e a úlcera.

A maçã também reduz as chances de uma pessoa sofrer AVC (Acidente Vascular Cerebral), ter cárie dentária e problemas instestinais, como a prisão de ventre. Ela também desintoxica o organismo, ajudando a eliminar metais pesados, como o chumbo e o mercúrio.

Mais benefícios da maçã

  • Por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância
  • Impede a formação de cálculos nos rins
  • Evita a indigestão
  • Previne a infecção da garganta
  • Ajuda a desintoxicar o fígado de toxinas
  • Melhora o sistema nervoso e diminui a ansiedade
  • Combate a gota ou ácido úrico

Benefícios da maçã para a pele

Devido ao seu poder antioxidante, a maçã retarda o envelhecimento e melhora a saúde da pele, proporcionando uma limpeza profunda nos poros. É ainda um hidratante natural.

Benefícios da maçã para os cabelos

A vitamina B12 presente na maçã é excelente para a recuperação capilar, inclusive de pessoas calvas, agindo também na prevenção da queda de cabelos.

Benefícios da maçã para emagrecer

Por ser uma fruta rica em fibra alimentar, a maçã mantém a pessoa por mais tempo alimentada. Na forma de vinagre, é considerada como uma arma poderosa para o emagrecimento, pois elimina os excessos de gordura, especialmente os localizados na região abdominal.

Variedades de maçã

As mais comuns no mercado são a fuji, gala, argentina e a maçã verde, cujo paladar se diferencia bastante das outras, uma vez que é bastante ácida.

Quanto consumir

O ideal é comer pelo menos uma maçã por dia, mas pode-se chegar até três por dia. Logicamente, este número pode variar de acordo como o tamanho da maçã, como é o caso da maçã argentina, que chega pesar até 200 gramas, quase o dobro das variedades brasileiras. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o consumo médio de maçã no Brasil é de 5,78kg/habitante/ano. Cresceu bastante nos últimos anos, mas é ainda um pouco baixo comparado com o consumo anual na Argentina, de  11,1 kg per capita, e Chile 6,5 kg per capita.