Mamão: conheça os benefícios de incluí-lo no seu desjejum diário matinal

Mamão: conheça os benefícios de incluí-lo no seu desjejum diário matinal

Fruta rica em fibras que destravam o intestino, o mamão é uma excelente opção para quem sofre de prisão de ventre. Deve ser consumida in natura na primeira refeição do dia, o desjejum matinal, pois além de atuar como um laxante suave suas fibras prolongam a sensação de saciedade, o que é muito bom para quem luta contra a obesidade. E ainda com a vantagem de que cada 100 gramas da fruta fornecem apenas 39 calorias, o que significa que o mamão não engorda. Mas, para evitar consumo calórico desnecessário, não se deve acrescentar açúcar na fruta, pois o mamão maduro já tem o seu doce natural, a frutose.

Outros benefícios do mamão para a saúde

Na verdade, o mamão é uma fruta que vai bem em qualquer hora do dia, principalmente como sobremesa após o almoço ou o jantar. Além de boa fonte de vitamina C e vitamina A, ela também nos fornece uma substância chamada papaína,  que ajuda na digestão das proteínas, processo que produz os aminoácidos em nosso organismo, substâncias que participam da construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, fornecimento de energia e da regulação de processos metabólicos, como o anabolismo e o catabolismo.

Outras propriedades do mamão:

  • possui riboflavina, a vitamina B2, que ajuda a reduzir o estresse e a preservar o sistema nervoso
  • contem grandes quantidades de licopeno e betacaroteno, antioxidantes que ajudam a reparar os danos às células causados pelos radicais livres e beneficiam a saúde da pele, da visão e do coração
  • é rico em sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, que participam na formação de ossos, dentes e do sangue

Variedades de mamão

O Brasil cultiva cerca de 57 variedades de mamão. Mas três de destacam como os mais consumidos.

Mamão Papaya

O mamão mais consumido atualmente é o do gênero papaya, que apresenta um fruto mais arredondado e de tamanho pequeno. Possui casca fina amarela quando maduro. A polpa é bem doce e  sua cor varia do amarelo-pálido até o laranja.

Mamão Formosa

Outra variedade que também se destaca no mercado é o mamão formosa, cujo valor nutricional é quase idêntico ao papaya. A principal diferença está no tamanho, pois o mamão formosa tem mais que o dobro de peso do papaya.

Mamão Caipira

Quase desaparecido das quitandas, o brasileiríssimo mamão caipira possui um sabor bem diferente do papaya e do formosa, que são originários do México. É de tamanho grande, possui pouco doce e produz uma substância branca como leite. É ótimo para produção de doce de mamão ralado com casca verde. Continua sendo muito cultivado nas propriedades rurais para consumo próprio e também em fundos de quintais no interior.