Nosso corpo precisa de uma quantidade muito pequena de manganês, apenas 20 miligramas em adultos e 11 miligramas em crianças, que são armazenadas nos rins, fígado, pâncreas, ossos e tireoide. Contudo, mesmo nessa quantidade pequena o manganês é essencial para a saúde.
Conheça os benefícios do Manganês
Ajuda a regular o metabolismo
Este mineral tem uma atuação importante no metabolismo. Juntamente com o iodeto, é responsável pela produção de tiroxina pela tireoide, hormônio também chamado de tetraiodotironina, ou simplesmente T4, que faz o organismo queimar adequadamente as calorias que ingerimos por meio dos alimentos.
Fortalece os ossos
Quando se junta com o cálcio, o manganês participa da formação e fortalecimento da estrutura óssea, ativando enzimas essenciais para a construção dos ossos e das cartilagens.
Ajuda a absorver nutrientes
Não basta a gente comer os nutrientes. Precisamos também dos minerais que ajudam a absorvê-los em nosso organismo. Do contrário, perderíamos todos os nutrientes por meio da urina e das fezes. O manganês é um destes minerais, que ajuda a absorver a vitamina E, as vitaminas do Complexo B e até mesmo outros minerais, como o magnésio.
Ajuda o cérebro funcionar melhor
O sistema nervoso é uma rede de comunicação do cérebro com todos os nossos órgãos, músculos e sentidos. Sem o manganês esta comunicação não funcionaria e nosso organismo entraria em colapso, gerando um verdadeiro caos, pois é o cérebro que comanda tudo e cria uma operação harmoniosa e conjunta de todo o nosso corpo.
Atua na formação do Superóxido Dismutase
O Superóxido Dismutase, também conhecido pela sigla SOD, é uma proteína que atua como uma enzima muito importante na proteção de nossas células. Seu efeito antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento e a morte celular precoce por causa do oxigênio que respiramos, que é um dos elementos mais oxidativos da natureza. A oxidação da célula pode também danificar o seu DNA, causando um tumor que irá crescer desordenadamente, dando origem ao câncer.
Ajuda a regular o açúcar no sangue
Estudos comprovam que a carência de manganês pode afetar o controle dos níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a pessoa desenvolver o diabetes.
Entenda o risco do excesso do Manganês
Toxidade
Embora seja um mineral essencial para a nossa saúde, o excesso de manganês é muito perigoso, principalmente para quem sofre de anemia por deficiência de ferro, doença hepática ou renal. Sabe-se que o distúrbio provoca permanentemente tremores, dificuldades de coordenação motora e problemas de memória, sintomas parecidos com o da doença de Parkinson. O manganês é classificado como um mineral pesado, de difícil eliminação. Por isto, não é recomendada a sua suplementação, exceto sob recomendação médica. Devemos ingerir o manganês por meio dos alimentos, pois precisamos consumir apenas 3 miligramas de manganês por dia para manter o nosso estoque desse mineral.
Alimentos ricos em manganês
Para manter os níveis adequados de manganês em nosso organismo basta incluir diariamente em sua dieta um destes alimentos:
Nozes
Os principais tipos de nozes são a noz da nogueira, a castanha de caju, a pistache, a avelã, a amêndoa doce e a castanha portuguesa.
Batata Doce
Batata é um tubérculo de consumo popular, facilmente encontrado em nossas quitandas de hortigranjeiros, com preço bastante acessível.
Arroz Integral
As fibras do arroz integral possuem quantidades razoáveis de manganês.
Espinafre
Espinafre é a rainha das folhas verdes, considerada um dos alimentos mais completos da natureza.
Ovo
Sem dúvida, o alimento mais completo depois do leite materno. Basta um ovo cozido por dia para suplementar o nosso organismo com manganês.