O maracujá é muito conhecido popularmente como um calmante natural, mas na verdade é o chá das folhas da planta que possui este poder de acalmar a pessoa, pois contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. O nome científico do maracujazeiro é Passiflora edulis, de onde se extrai a matéria-prima para os medicamentos fitoterápicos comercializados contendo passiflora em suas fórmulas, que servem justamente como calmantes e ansiolíticos, indicados para quem sofre de insônia.
O maracujá-azedo ou amarelo é o mais cultivado e comercializado no país devido à qualidade de seus frutos. O Brasil é o maior produtor mundial desta fruta. Mas existe também o maracujá-roxo que pode ser consumido em suco ou como fruta fresca, pois é mais doce.
BENEFÍCIOS DO MARACUJÁ PARA A SAÚDE
Com forte ação antioxidante, o suco do maracujá é excelente para evitar problemas com os radicais livres que podem provocar tumores quando oxidam, além de causar o envelhecimento precoce das células da pele. Já o consumo da casca da fruta batida ou em forma de farinha evita picos de insulina, segundo estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o que ajuda a combater o diabetes tipo 2. É também rica em pectina, fibra solúvel que age com um gel no intestino melhorando a liberação das fezes e a absorção de água. E nas sementes trituradas são encontrados óleos graxos essenciais, como ácido linoleico, ácido oleico, ácido palmítico e ácido láurico.
VALOR NUTRITIVO DO MARACUJÁ
Fruta nativa do sudeste brasileiro, com cerca de 200 espécies catalogadas e um gosto azedo muito saboroso, o maracujá é muito rico em vários nutrientes essenciais para a saúde. Para cada 100 gramas da polpa, que pode ser consumida em forma de suco, o maracujá fornece:
✗ 28 miligramas de sódio
✗ 348 miligramas de potássio
✗ 1272 ui (unidades internacionais) de Vitamina A
✗ 12 miligramas de cálcio
✗ 30 miligramas de Vitamina C
✗ 1,6 miligramas de ferro
✗ 0,1 miligramas de Vitamina B6
✗ 29 miligramas de magnésio
Além destes micronutrientes, o maracujá também é uma boa fonte de proteína e carboidratos, com teor considerável de fibra alimentar e frutose (açúcar natural da fruta).