Melancia, fruta doce e boa até para diabéticos e mulheres grávidas

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O que faz a melancia ser uma fruta tão especial?

Primeiramente, porque a sua carga glicêmica é muito baixa, embora seja muito doce.

Carga glicêmica é o resultado da multiplicação do índice glicêmico de um alimento pela sua quantidade de carboidratos. A melancia, embora tenha um índice glicêmico de 72, e por isto ela é muito doce, possui apenas 5% de carboidratos, o que resulta numa carga glicêmica de somente 3,6. Isto significa que a melancia não engorda,pois injeta muito pouco açúcar em nossa corrente sanguínea, podendo ser consumida até por diabéticos, logicamente com moderação.

Além disso, a melancia é rica em sais minerais, como o cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, zinco e cobre. É também uma excelente fonte de vitaminas A, B1, B2 e C.

10 BENEFÍCIOS MARAVILHOSOS DA MELANCIA

  1. A melancia é anti-inflamatória e antioxidante. Isto significa que evita a formação de tumores em nosso corpo e também atua na prevenção do envelhecimento precoce.
  2. Tem propriedade vasodilatadora, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e também o risco de infarto e AVC, além de fortalecer a potência sexual masculina.
  3. Evita a degeneração macular, principal causa de perda de visão em pessoas com mais de 60 anos. A melancia é rica em betacaroteno, substância responsável por dar a cor vermelha a certas frutas e que se transforma em Vitamina A em nosso organismo, nutriente essencial para a manutenção da saúde dos olhos.
  4. A melancia é fonte de licopeno, pigmento avermelhado que previne o câncer de próstata e é essencial para a saúde do fígado. Atua também na formação dos ossos e na prevenção da osteoporose.
  5. Retirando a casca, a maior parte da melancia é feita de água, sendo uma excelente auxiliar na hidratação do corpo. Aumenta a vontade de urinar, limpando os rins das toxinas que se acumulam neste órgão através dos líquidos que ingerimos.
  6. A melancia é ótima para os atletas e o pessoal que malha nas academias de ginástica, devido à  grande quantidade de potássio contida nesta fruta.
  7. A citrulina encontrada na melancia se transforma em arginina em nosso organismo, substância que reduz a taxa de insulina no sangue, sendo, portanto, eficiente na prevenção do diabetes.
  8. Rica em fibra alimentar, a melancia melhora a digestão estomacal.
  9. Muito comum durante a gravidez, o inchaço das mãos e dos pés pode ser combatido com o consumo de melancia. Além disso, a fruta também auxilia a evitar as cólicas das mulheres grávidas.
  10. Quer um alimento que vai ajudar você a emagrecer? Coma melancia. Ela vai saciar a sua fome, fornecendo nutrientes essenciais para o organismo, sem aumentar o seu peso, pois o teor calórico da melancia é muito baixo.

Para finalizar, vale um lembrete. Coma a melancia junto com as sementes, pois elas são ricas em minerais como o ferro, magnésio e zinco.