Melancia: uma das frutas mais doce mas boa até para diabéticos

Melancia: uma das frutas mais doce mas boa até para diabéticos

O que faz a melancia ser uma fruta tão especial? Primeiramente, porque a sua carga glicêmica é muito baixa, embora seja muito doce. Carga glicêmica é o resultado da multiplicação do índice glicêmico de um alimento pela sua quantidade de carboidratos. A melancia, embora tenha um índice glicêmico de 72, e por isto ela é muito doce, possui apenas 5% de carboidratos, o que resulta numa carga glicêmica de somente 3,6. Isto significa que a melancia não engorda nem causa picos de glicose, pois injeta muito pouco açúcar em nossa corrente sanguínea, podendo ser consumida até por diabéticos, logicamente com moderação. Além disso, a melancia é rica em sais minerais, como o cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, zinco e cobre e também uma excelente fonte de vitaminas A, B1, B2 e C.

10 benefícios da melancia

  1. A melancia é anti-inflamatória e antioxidante. Isto significa que evita a formação de tumores em nosso corpo e também atua na prevenção do envelhecimento precoce.
  2. Tem propriedade vasodilatadora, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e também o risco de infarto e AVC, além de fortalecer a potência sexual masculina.
  3. Evita a degeneração macular, principal causa de perda de visão em pessoas com mais de 60 anos, pois é rica em betacaroteno, substância responsável por dar a cor vermelha a certas frutas e precursora da Vitamina A em nosso organismo, nutriente essencial para a manutenção da saúde dos olhos.
  4. A melancia é fonte de licopeno, pigmento avermelhado que previne o câncer de próstata e é essencial para a saúde do fígado. Atua também na formação dos ossos e na prevenção da osteoporose.
  5. Retirando a casca, a maior parte da melancia é feita de água, o que a torna uma excelente auxiliar na hidratação do corpo. Aumenta a vontade de urinar, limpando os rins das toxinas que se acumulam neste órgão através da filtração das impurezas do sangue.
  6. A melancia é ótima para os atletas e o pessoal que malha nas academias de ginástica, devido à  grande quantidade de potássio contida nesta fruta.
  7. A citrulina encontrada na melancia se transforma em arginina em nosso organismo, substância que ativa a produção de óxido nítrico e reduz a taxa de insulina no sangue, sendo, portanto, eficiente na prevenção do diabetes.
  8. Rica em fibra alimentar, a melancia melhora a digestão estomacal.
  9. Muito comum durante a gravidez, o inchaço das mãos e dos pés pode ser combatido com o consumo de melancia. Além disso, a fruta também auxilia a evitar as cólicas das mulheres grávidas.
  10. Quer um alimento que vai ajudar você a emagrecer? Coma melancia. Ela vai saciar a sua fome, fornecendo nutrientes essenciais para o organismo, sem aumentar o seu peso, pois o teor calórico da melancia é muito baixo.

Sementes ricas em nutrientes

Geralmente jogadas fora, as sementes da melancia são ricas em nutrientes essenciais, como  o ferro, magnésio e o zinco. Portanto, vale a pena consumir as sementes junto com as frutas. Mas, para aproveitar tudo o que as sementes oferecem, é preciso triturá-las com os dentes antes de engoli-las, pois se forem inteiras para o estômago não serão digeridas e chegarão da mesma forma ao intestino, onde serão descartadas pelas fezes sem o aproveitamento de seus nutrientes.