Colesterol: o que é, o que faz e sua importância para o corpo

Colesterol: o que é, o que faz e sua importância para o corpo

O colesterol é uma das moléculas mais importantes e abundantes do corpo humano.  Só para se ter uma idéia, todas as membranas de nossas células precisam de colesterol. E, ao contrário do que muita gente pensa, colesterol não é gordura. É um álcool policíclico de cadeia longa composto por 27 átomos de carbono, todos provenientes da acetil-coenzima A. É também considerado um esteróide, hormônio sintetizado no fígado a partir dos carboidratos que ingerimos através de nossa alimentação. É ainda o precursor de vários hormônios, como o cortisol e a aldosterona nas glândulas adrenais, os hormônios sexuais como a progesterona e a testosterona, os diversos estrógenos e até mesmo a vitamina D, que na verdade não é uma vitamina mas hormônio, sintetizada na camada logo abaixo da nossa pele.

O que são o LDL, o HDL e o VLDL

Nem o LDL, o HDL ou VLDL são formas de colesterol. São lipoproteínas (proteínas gordurosas). O colesterol não se mistura com a água, ou seja, não é hipossolúvel. Portanto, necessita de uma molécula gordurosa para ser levado do fígado para as células através do sangue.  Esse é o papel do LDL, uma lipoproteína de baixa densidade, que na verdade não tem nada de mau. Se não fosse o trabalho do LDL de transportar o colesterol para as nossas células, todos os nossos órgãos seriam danificados causando a nossa morte. Já o trabalho do HDL, uma lipoproteína de alta densidade, é o inverso. Ou seja, traz o excesso de colesterol de volta para o fígado para ser excretado.

E, por fim, o VLDL, uma lipoproteína de densidade muito baixa, tem a função de transportar os triglicérides, que são fontes de energia armazenadas no fígado através da transformação dos carboidratos em gordura. Mas é importante frisar que o colesterol é sempre transportado junto com os triglicérides, que podem formar placas de ateroma. Daí a confusão de que colesterol entope veias e artérias.

Mitos sobre o colesterol

O primeiro equívoco que temos de desfazer é o temor de comer gordura animal porque são alimentos ricos em colesterol e, com isso, o colesterol do nosso corpo vai subir e entupir nossas artérias, acabando por provocar um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).  Na verdade, todo o colesterol que nós comemos por meio da gordura animal não passa de 10% de todo o colesterol encontrado em nosso corpo. Além disso, o médico cardiologista Dr Lair Ribeiro é enfático ao afirmar que alimentos gordurosos não causam doenças cardíacas. A gordura saturada não faz mal, porque não oxida nem se transforma em gordura trans. É por isso que nosso coração “gosta” de gordura saturada, fonte calórica que abastece 70% da energia produzida pelas células cardíacas.

Outro mito é que colesterol alto provoca doença cardíaca. Não existe nenhum estudo científico sério que comprove esta ligação. Dr Lair Ribeiro, em seus diversos vídeos na internet, já cansou de explicar que o colesterol não é “bandido”, mas “mocinho”. Mas como é sempre encontrado na cena do crime, no caso uma artéria entupida, acabou sendo “algemado e preso” como culpado. Ele diz que seria o mesmo que encontrar um bombeiro apagando um incêndio e culpá-lo por ter causado o fogo. No caso do colesterol, ele está sempre na cena do crime para reparar a artéria danificada.

Por trás das mentiras sobre o colesterol está uma realidade cruel. Um mercado bilionário de venda de estatinas, sobretudo a sinvastatina, receitadas para baixar as taxas de colesterol para menos de 200 mg/dl de sangue. Estima-se que no Brasil 8 milhões de pessoas consomem estatinas diariamente para controlar o colesterol. Nos Estados Unidos são 36 milhões de usuários, um mercado de 17 bilhões de dólares. Infelizmente, quase nenhum destes usuários conhece os efeitos colaterais maléficos das estatinas.

A verdadeira causa dos problemas cardíacos

Atualmente, a ingestão de calorias provenientes de carboidratos, que se transforma em glicose em nosso organismo, está muito acima da média diária de nossas necessidades.  Acaba que, aliado ao problema do sedentarismo, uma grande parte destas calorias não é queimada na produção de energia pelas nossas células. Esta sobra resulta em cada vez mais glicose para ser armazenada em forma de gordura no fígado. Só que este órgão, de 10 a 12 centímetros de dimensão, não pode guardar mais gordura que o seu tamanho. Assim, quando ele atinge seu limite, começa a despejar gordura em nossa corrente sanguínea, independente de nossas células estarem ou não precisando fabricar energia para nosso corpo. Esta gordura é que se transforma, então, em placas que vão aos poucos obstruindo nossas artérias, dificultando a passagem normal do sangue. Quando esta obstrução se torna muito intensa estamos sob risco de um infarto ou AVC, embora não seja somente culpa de acúmulo de gordura nas veias a ocorrência destes acidentes vasculares.

Outro fator de risco para a saude é o grande consumo de gorduras vegetais poliinsaturadas, que possuem moléculas que oxidam quando vão ao fogo a uma temperatura de 70 graus e também se transformam em gordura trans, um tipo de gordura que não existe na natureza e não é reconhecida pelo nosso organismo. O que significa que não conseguimos queimar a gordura trans, que vai então se acumulando em nossas artérias até entupi-la. O número de infartos disparou no mundo foi justamente a partir da década de 1920 quando as gorduras vegetais passaram a ser introduzidas na alimentação.

Benefícios do colesterol

O colesterol é um poderoso anti-inflamatório natural. Quanto mais baixa as taxas de colesterol mais o nosso organismo está propenso a inflamações. É bom lembrar que as inflamações são o campo fértil para o aparecimento do câncer.

O colesterol é uma substância fabricada diariamente pelo nosso organismo, sendo que 25% são usados para proteger as artérias de nosso cérebro, outra parte entra na fabricação de hormônios importantes para nossa saúde e outra trabalha na desinflamação de nossas artérias e o revestimento de todas as nossas células. Isto significa que nosso corpo precisa de muito mais colesterol do que a taxa considerada atualmente normal nos exames de sangue.

Quer saber mais sobre o colesterol? Assista este vídeo excelente do Dr Lair Ribeiro no canal Jolivi Saúde no YouTube. Clique A verdade sobre o colesterol com Dr. Lair Ribeiro.