O pensamento cria seu modo de vida e influencia também na sua saúde

A mente tem um poder enorme sobre a nossa existência. Somos o que pensamos, porque o pensamento materializa coisas, ou seja, cria a realidade que vivemos. Então, uma pergunta inteligente seria “quais os pensamentos que conduzem ao sofrimento ou à felicidade?“.  É realmente muito difícil dominar a mente, ter controle sobre nossas emoções e, por consequência, sobre os nossos atos. E, no entanto, toda a nossa vida, incluindo a saúde do nosso corpo, depende muito de encontrarmos uma resposta para esta pergunta.

O zen budismo preconiza que a resposta está na própria pergunta. Faça uma pergunta corretamente e repita quantas vezes forem necessárias e, ao final, você achará a resposta na própria pergunta. Parece ilógico, mas não é. Ninguém, nenhum psiquiatra, psicólogo, padre, pastor ou qualquer pessoa à sua volta pode te dar a resposta. Só você pode responder a si mesmo fazendo a pergunta do modo certo.

A FÍSICA QUÂNTICA COMPROVA QUE O PENSAMENTO AFETA NOSSO ORGANISMO

Quais pensamentos me constroem? Quais pensamentos me destroem? Fique atento a isto, pois pensamentos repletos de energia negativa, como ódio, rancor, vingança, mágoa, inveja e etc… afetam a nossa saúde física. Muitas pessoas adoecem de câncer por causa deste tipo de pensamento. Ou infartam ou acabam tendo um AVC ou destruindo totalmente a saúde de seu corpo. Dr. John Samuel Hagelin, doutor em Física Quântica pela Universidade de Harvard, afirma que “pensamentos felizes levam fundamentalmente a uma bioquímica feliz. A um corpo mais feliz, mais saudável. Foi comprovado que pensamentos negativos e estresse degradam seriamente o corpo e o funcionamento do cérebro, porque são nossos pensamentos e nossas emoções que continuamente remontam, reorganizam e recriam nosso corpo“. Se eliminarmos o estresse psicológico, nosso organismo faz o que ele foi projetado para fazer. Ele cura a si mesmo. Lógico, com uma ajudinha de uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Sempre que surgir um problema na sua vida, inclusive de saúde, para e se pergunte: “O que é isto? Como surgiu?”. Mas não minta para si mesmo com justificativas para agradar à sua mente ou ao seu ego. Aliás, essa é a grande barreira entre a pergunta e a resposta que você precisa encontrar para mudar os fatos indesejáveis em sua vida. O conflito existencial é causa de confusão, dor e sofrimento. É como um turbilhão que nos arrasta sem controle. O pior é que passamos quase a vida toda sendo arrastados. Mas podemos parar de sermos arrastados e assumir o controle. O problema é que pensamos que nossa vida vai durar para sempre e temos todo o tempo do mundo para errar, quando, na verdade, temos muito pouco tempo neste mundo. E não devemos perder tempo em errar e consertar. Devemos sempre procurar fazer certo da primeira vez. Decisões erradas conduzem a ações erradas e, por consequência, a resultados desastrosos, que danificam nossa vida, nossos relacionamentos, nossas finanças e, também, nosso organismo e a nossa saúde.

O QUE A SABEDORIA ANTIGA TEM PARA NOS AJUDAR

Portanto, lembre-se sempre que este exato momento em que você está rindo ou chorando pode ser também o seu último momento neste mundo. No Bhagavad-Gita, um livro muito antigo da Índia, há um ensinamento muito importante: “nenhuma pessoa se liberta do resultado de suas ações simplesmente deixando de agir. Nem tampouco supera seus erros se eximindo de assumir os seus atos“. Isto acontece porque o mundo é um jogo de causa e efeito. Ação e Reação. A terceira lei de Isaac Newton, o fundador da física moderna, diz que “a toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. Isto é a própria Lei do Karma descrita no Gita. Ninguém pode mudar isto. É uma lei do universo onde existimos e temos o nosso ser. Ignorar esta lei é como ignorar qualquer lei da nossa sociedade. Seremos punidos. Porque descumprir qualquer lei é crime.

Talvez você possa argumentar que isto é só filosofia. Mas filosofia é conhecimento. E viver a vida sem conhecimento é como entrar numa jangada para o alto mar sem a experiência de um pescador ou então dispor de um barco com toda a tecnologia náutica moderna, que também é conhecimento. Guarde estes preceitos de sabedoria:

1. Sábio é quem tem humildade

2. Vencedor é quem não derrota

3. Campeão é quem vence a si mesmo

4. Forte é quem não oprime

5. Rico é que tem para doar

6. Livre é quem se liberta do medo

7. Bom é quem tem compaixão

8. Justo é quem não julga

9. Corajoso é quem age por amor

10. Sincero é quem pára de mentir para si mesmo

11. Gentil é quem sabe estender a mão

12. Calmo é quem compreende o tempo e sabe que não adianta apressar o rio, pois ele corre sozinho

13. Manso de coração é quem não tem violência

14. Vidente é quem enxerga além das aparências

15. Aprendiz é quem ouve e observa

16. Perdedor é quem não aprende a lição

17. Grato é aquele que diz obrigado

18. Realizador é aquele que acredita na sua visão e transforma sonhos em ação

A sabedoria do taoísmo diz que você nunca deve separar o seu caminho do seu objetivo. Imagine uma estrada que leva ao topo de uma montanha… Se você perguntar à maioria das pessoas “para onde vai esse caminho?”, elas vão responder “para o topo da montanha”. É assim que somos treinados para ver as coisas. Mas, se você perguntar a um taoísta “para onde vai esse caminho?”, ele vai responder que o caminho vai para todos os lugares entre aqui e o topo da montanha, tais como aquela bela árvore ao longo do percurso, aquela fonte na metade do caminho, ou qualquer lugar entre aqui até o topo da montanha.