Óxido Nítrico é um gás formado por nitrogênio e oxigênio produzido naturalmente pelo nosso organismo, que promove a dilatação das artérias ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo. Além disso, ele é anti-inflamatório, antioxidante, estimulador do sistema imunológico e um importante neurotransmissor com capacidade potencializadora, atuando na memória e no aprendizado. O óxido nítrico é produzido em todo o corpo, sobretudo pelas células endoteliais, que revestem as paredes internas dos vasos sanguíneos. É a menor molécula do nosso organismo. Fora do corpo, o óxido nítrico é altamente tóxico e, por isto, não existe suplementos de óxido nítrico. Mas as farmácias de manipulação produzem compostos de nutrientes com capacidade de estimular ou regular a produção de óxido nítrico.
Benefícios do Óxido Nítrico
Ajuda no tratamento da disfunção erétil
Devido à sua ação vasodilatadora, o óxido nítrico potencializa a capacidade de ereção peniana, pois ele é necessário para os músculos do pênis relaxarem, o que permite que o corpo cavernoso do pênis se encha de sangue e assim o pênis fique ereto. O problema é que depois dos 40 anos a produção de óxido nítrico em nosso organismo começa a cair progressivamente, afetando bastante a libido masculina e prejudicando a capacidade de muitos homens de sustentar ereções consistentes e firmes. Uma maneira natural de tratar este problema é estimular a produção de óxido nítrico no corpo, com a ingestão de suplementos ou alimentos que ativam a sua produção.
Melhoria do desempenho físico
Quando estamos em atividade física há uma demanda grande de oxigênio pelos músculos. Como o óxido nítrico aumenta o fluxo sanguíneo, nossa musculatura é abastecida com as moléculas de oxigênio necessárias para evitar a fadiga e aumentar a produção de energia durante atividades como exercícios físicos, esportes ou qualquer trabalho que requer o uso de muita força ou esforço. Outro benefício da função vaso dilatadora do óxido nítrico é que o aumento do fluxo sanguíneo acelera a recuperação dos músculos e a velocidade no ganho de massa muscular, força e resistência.
Controle da pressão arterial
A pressão alta se caracteriza pela compressão dos vasos e artérias, o que obriga o coração a aumentar a força que faz para bombear sangue para todas as áreas do nosso corpo. A função vasodilatadora do óxido nítrico controla a pressão arterial, pois dilata nossas veias permitindo que o sangue corra com mais facilidade. Mas vale ressaltar que o óxido nítrico não combate as ateromas, placas de gordura que se formam em nossas artérias e que também provocam um estreitamento na passagem do sangue, fazendo a pressão arterial subir.
Combate efeitos colaterais do diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2, que se caracteriza pela resistência das células à insulina, o hormônio que ajuda a colocar a glicose para dentro delas, prejudica a produção de óxido nítrico pelo corpo, acarretando uma menor circulação sanguínea, o que pode levar a problemas de saúde como pressão alta, doença renal e doença cardíaca ao longo do tempo. Por isto, é necessário que os diabéticos estimulem a produção de óxido nítrico no organismo, seja por meio de suplementos ou alimentos.
Combate inflamações por bactérias
Os macrófagos, células do sistema imunológico, produzem óxido nítrico para combater bactérias que atacam nosso organismo causando processos inflamatórios que podem levar até à morte.
Combate problemas respiratórios
O óxido nítrico estabiliza o funcionamento das vias aéreas mantendo o calibre dos brônquios e regulando a frequência dos seus movimentos ciliares, que é um movimento de defesa respiratória contra os diversos microrganismos patogênicos que se encontram no ar. Também na circulação pulmonar, o óxido nítrico equilibra a relação ventilação-perfusão, que é processo pelo qual o ar entra nos pulmões (ventilação) e o bombeamento de sangue pelos pulmões feito pelo coração (perfusão) para levar o oxigênio para todo o nosso corpo.
Beneficia o funcionamento dos rins
A deficiência de óxido nítrico provoca a diminuição da irrigação de sangue nos rins e a queda da eliminação de sódio, o que acarreta uma elevada reabsorção deste mineral pelo sangue, causando a elevação da pressão arterial. Isto acontece porque o sódio tem a capacidade de retirar grandes quantidades de água, minerais e oxigênio das nossas células. Por causa disso, o coração é obrigado a aumentar o esforço para levar mais sangue para os tecidos, o que provoca hipertensão arterial. O sódio, entretanto, é um mineral essencial para o nosso organismo, mas como em tudo o excesso é sempre prejudicial.
Melhora a memória e o funcionamento do cérebro
Sendo um um poderoso vasodilatador cerebral, o óxido nítrico equilibra a irrigação sanguínea nas artérias cerebrais e aumenta o fluxo de sangue em situações de atividade intensa dos neurônios, como momentos de perigo, estudo, trabalho intelectual ou quando temos uma grande exigência de raciocínio. O óxido nítrico tem a capacidade de penetrar no citoplasma celular diretamente, sem necessidade de receptores de membrana, levando a respostas rápidas e precisas do nosso cérebro.
Prêmio Nobel de Medicina
A descoberta do óxido nítrico foi considerada tão importante no mundo científico que em 1988 foi agraciada com o Prêmio Nobel de Medicina a seus autores Ferid Murad, Robert Furchgott e Louis J. Ignarro.
Como ativar a produção de óxido nítrico no corpo
Uma boa maneira de ativar a produção de óxido nítrico no corpo é com a ingestão de suplementos a base de L-citrulina, nitratos e flavonoides. Mas, se você não quiser fazer suplementação, pode também obter a L-citrulina consumindo alimentos como o melão, carnes, clara de ovo, feijão e melancia, que contém uma alta concentração deste aminoácido ativador da produção de arginina no corpo, que, por sua vez, incrementa a produção de óxido nítrico. Já os nitratos são encontrados em beterrabas e folhas verdes escuras como espinafre, couve e rúcula. E os flavonoides estão presentes na maioria das frutas, com destaque para a laranja, o maracujá, o caqui, a ameixa, goiaba, uva e também em legumes como batata, alimentos ricos em fibra e até no chá-mate.