Peso ideal: calcule seu IMC para saber se você está em forma

Avaliar postagem

Não é só quem está de dieta. Todo mundo precisa saber como anda seu peso. Afinal, ele influencia muito nossa saúde. Mas o peso, por si só, não constitui um dado relevante para conhecer o estado de saúde de uma pessoa. Duas pessoas podem pesar oitenta quilogramas cada uma e, no entanto, uma pode apresentar excelente forma física e a outra sofrer de obesidade. Por isto existe o Índice de Massa Corporal, o IMC, uma medida internacional desenvolvida pelo estatístico, sociólogo e naturalista belga Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata‐se de um método fácil e rápido que avalia a massa corporal com base no sexo, na idade, na altura e no peso. É um preditor de obesidade adotado, inclusive, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como calcular o seu Índice de Massa Corporal

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado se sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura em metros. A fórmula é a seguinte:Ou seja,Exemplo:

Classificação

O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo:

Como fazer estes cálculos pode ser um pouco chato, principalmente para quem não é muito chegado em matemática, disponibilizamos abaixo uma calculadora para você verificar o seu IMC de forma simples e rápida. Vamos lá?

Powered by YAZIO