
Também conhecida como pimenta-preta, a pimenta-do-reino é um dos temperos mais antigos da humanidade, usada na culinária de diversos países em forma de pó obtido pelas suas sementes secas e moídas depois de sua maturação. É uma especiaria muito apreciada para acrescentar sabor às carnes e também excelente para a saúde, pois possui ação antioxidante e, devido à presença de uma substância chamada piperina, aumenta a absorção das vitaminas B e C, além do selênio e dos betacarotenos, pigmentos naturais encontrados em plantas e responsáveis pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, o vermelho do caqui e o amarelo intenso da manga. Uma curiosidade da piperina, substância que confere o sabor picante da pimenta-do-reino, é que quando inalada causa irritação no nariz, chegando a fazer com que a pessoa espirre. Entretanto, é ela a maior responsável pelos benefícios desta pimenta.
NUTRIENTES ENCONTRADOS NA PIMENTA-DO-REINO
A pimenta-do-reino é rica em ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio, cromo, manganês e vitaminas A e C.
PIMENTA-DO-REINO AJUDA EMAGRECER
Assim como a maioria das pimentas, a pimenta-do-reino acelera o metabolismo, o que aumenta a queima de calorias pelo corpo, evitando o acúmulo de gorduras.
EVITA RETENÇÃO DE ÁGUA NO CORPO
A pimenta-do-reino é diurética, ajudando o nosso organismo a eliminar o excesso de líquido do corpo, problema que pode provocar inchaço principalmente das pernas, mãos, barriga e a região do tornozelo e ocorre com maior frequência no verão, quando devido ao calor a nossa circulação fica mais lenta e temos mais dificuldade para absorver a água do organismo.
POSSUI AÇÃO ANTIBACTERIANA
A pimenta-do-reino é também utilizada como planta medicinal para o combate de infecções e mordidas de insetos, devido à sua propriedade de combater bactérias.
REDUZ OS GASES INTESTINAIS
Devido ao seu efeito digestivo, a pimenta-do-reino também ajuda a reduzir os gases dos intestinos, problema causado pela fermentação dos carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. O excesso de gases intestinais pode ser bastante incômodo, principalmente se ele for muito frequente e tiver odor muito desagradável ou se estiver associado a sintomas desconfortáveis, tais como dor ou distensão abdominal.
PIMENTA-DO-REINO CONTRA A FEBRE
Ferver em meio copo de água dois dentes de alho esmagados e adicionar uma pitada generosa de pimenta-do-reino. Adoçar com mel e e beber três vezes por dia.
PIMENTA-DO-REINO CONTRA A TOSSE
Misturar uma colher de chá de pimenta-do-reino em pó com uma colher de mel e uma colher de sopa de suco de gengibre. Beber essa mistura de 2 em 2 horas.
QUAL O MAL QUE A PIMENTA-DO-REINO PODE CAUSAR?
Existem muitos boatos sobre a pimenta-do-reino, que faz mal para os rins, que o pó ingerido fica grudado na parede dos intestinos… Mas, na verdade, a pimenta-do-reino não faz mal nenhum, desde que consumida com moderação. Pessoas com problemas gástricos, como gastrite ou úlcera, ou ainda com doenças proctológicas, como hemorroidas e fissuras, devem consumir ainda com mais moderação a pimenta-do-reino. Fora isto, a pimenta-do-reino só faz bem.