Pular café da manhã aumenta risco de doença cardíaca

Desde os tempos da vovó, o café da manhã era hora sagrada. Todos da casa sentavam à mesa para a primeira e mais importante refeição do dia, que agora foi confirmada por um estudo feito pela universidade norte-americana Harvard School of Public Health. Eles concluíram, depois de 16 anos de pesquisa, que pular essa refeição pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Durante esse tempo, os cientistas acompanharam 26.902 profissionais de saúde do sexo masculino, com idades entre 45 e 82 anos. Ao final do estudo, 1.572 homens sofreram problemas cardíacos que foram associados ao hábito de pular o café da manhã. De acordo com os pesquisadores, a falta do café da manhã aumenta em 27% o risco de ataque cardíaco ou morte por doença coronariana se comparado com aqueles que fazem diariamente a refeição matinal.  Mesmo após a contabilização de dieta, atividade física, tabagismo e outros fatores de estilo de vida, a associação entre pular o café da manhã e doenças cardíacas persistiu. Uma explicação para esse fenômeno seria a de que não comer o café da manhã faz com que a pessoa tenha mais fome no final do dia. E comer mais no horário noturno é um péssimo hábito alimentar, que já foi anteriormente relacionado a alterações metabólicas e doenças cardíacas.

Portanto, entre todas as refeições do dia, o café da manhã precisa de uma atenção especial. É depois de dormir que precisamos de mais nutrientes, já que passamos muito tempo em jejum e precisamos repor os estoques de energia gastos durante o sono. Mas não basta só tomar o café da manhã. É preciso também selecionar produtos saudáveis e de qualidade, para evitar que a gente já comece mal o dia.  Os frios ou embutidos sãos os piores itens do café da manhã, pois são ricos em conservantes que fazem mal à saúde, além de apresentarem grande teor de sódio. Você tem muitos produtos mais saudáveis para substituí-los. Um bom café da manhã pode ser servido com estes ingredientes:

1. Pão Integral

Substitua o pão de forma branco pelo integral. Os produtos integrais retardam o tempo digestivo, promovem saciedade e oferecem nutrientes protetores à saúde, como magnésio e selênio. A presença de fibras nos pães integrais torna-os muito mais nutritivos e saudáveis, graças à ação protetora delas em nosso organismo.

2. Frutas

E muito bom consumi-las na primeira refeição do dia. Além de conter fibras, vitaminas e minerais, elas são mais nutritivas e menos calóricas do que qualquer rosca ou pão servido no café-da-manhã. Qualquer fruta serve para o desjejum, embora as mais tradicionais, servidas principalmente no café da manhã dos hotéis, são o mamão e o melão.

3. Cereais integrais.

Embora sejam fontes de fibras, lado positivo deste alimento, eles também são ricos em carboidratos, podendo promover o aumento de peso. Portanto, a recomendação é comê-los muito moderadamente.

4. Suco de fruta natural ou café?

Dê preferência ao café na primeira refeição do dia. Aliás, até o próprio nome diz: café da manhã. O café é um tônico valioso para repor nossas atividades, pelo seu alto teor de cafeína. É um estimulante natural, que em pequenas dosagens faz muito bem ao coração e ao cérebro. Mas, se você prefere um suco de fruta natural, o  ideal é prepará-lo com diluição em água. Sucos concentrados, como o de laranja (três laranjas enchem apenas um copo), são ricos em frutose, o açúcar natural da fruta e podem promover ganho de peso. Não beba sucos artificiais de fruta ou soja. São bebidas ricas em corantes, conservantes, sódio e açúcar, com o agravante de oferecerem poucos ou quase nenhum nutriente saudável.

7. Iogurte

Este derivado do leite é uma importante fonte de cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B. Além disso, contêm proteínas que atuam na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Também participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

8. Ovo cozido

É, sem dúvida, a maneira mais saudável de começar o dia. Incluir dois ovos na dieta matinal ajuda a pessoa passar a manhã toda saciada, sem necessidade de comer mais nada até o horário do almoço.

9. Castanhas e Amendoim

Proporcionam uma série de benefícios para a saúde. Por isso, é muito importante inseri-las na alimentação. São fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório.

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