Quanto devo ingerir de calorias por dia para não ficar obeso?

Quanto devo ingerir de calorias por dia para não ficar obeso?
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A Organização Mundial de Saúde considera a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e, mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%. No último levantamento oficial feito pelo IBGE entre 2008/2009, já se percebia o movimento crescente da obesidade no país. Uma grande preocupação com a obesidade é o risco elevado de doenças associadas ao sobrepeso e à obesidade, tais como diabetes, elevação da pressão arterial, doenças cardiovasculares, doença renal, doenças respiratórias e alguns tipos de câncer, além da incapacidade funcional, a redução da qualidade de vida, redução da expectativa de vida e aumento da mortalidade.

Mas, afinal, porque as pessoas estão engordando tanto?

Embora os fatores genéticos possam responder por 24% a 40% da tendência de uma pessoa para a obesidade,  o comportamento alimentar e os hábitos de vida sedentários são considerados o determinante principal do crescimento da obesidade no mundo. Isto significa que, embora gastem cada vez menos energia devido ao sedentarismo, as pessoas estão comendo cada vez mais comidas processadas com altos valores calóricos, sobretudo alimentos ricos em carboidratos, como hambúrgueres, pizzas e outras massas, quase sempre acompanhados de bebidas adocicadas, como refrigerantes.

Você pode fazer um teste para verifica se você está com sobrepeso acessando o artigo Peso ideal: calcule seu IMC para saber se você está em forma. E para saber qual deve ser a sua ingestão diária de calorias para manter o seu peso ideal consulte a calculadora abaixo.

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TABELA DE ALIMENTOS COM ALTO VALOR CALÓRICO

AlimentoValor CalóricoGorduraCarboidratosProteínas
Macarrão (porção de 100g)221 kcal0,9g30,9g5,8g
Hambúrguer279 kcal13,5g27,3g12,9g
Pizza (fatia de 100g)266 kcal9,7g33,3g11,4g
Chocolate507 kcal34,2g60,4g3,9g
Leite (copo de 250ml)122 kcal6,5g9,6g6,3g
Iogurte (1 xícara)149 kcal8,0g11,4g8,5g
Sorvete de Chocolate (porção de 100g)216 kcal11,0g28,2g3,8g
Iogurte (1 xícara)149 kcal8,0g11,4g8,5g
Gordura de Porco (porção de 100g)898 kcal99,5g0,0g0,0g
Óleo de Soja (1 colher de sopa)108 kcal12,0g0,0g0,0g
Arroz (porção de 100g)170 kcal0,0g36,0g5,0g