Semente de Sucupira: um poderoso analgésico e antiinflamatório natural

Semente de Sucupira: um poderoso analgésico e antiinflamatório natural

A sucupira é uma árvore nativa do Brasil, muito comum principalmente na região centro-oeste. Seu nome científico é Pterodon pubescens Benth. Também conhecida como sucupira branca, possui uma madeira com cerne de alta durabilidade, flores roxas e uma semente medicinal que já era utilizada pelos indígenas, devido ao seu poder curativo contra inflamações, irritações da pele e dores nas articulações ou dores reumáticas.  A semente da sucupira é muito dura e difícil de ser manejada para extrair a sua essência para a fabricação de seu óleo ou tintura, ricos em triterpeno, o princípio ativo que apresenta sua principal atividade biológica medicinal. Mas existe uma técnica simples que vai ajudar você mesmo preparar uma tintura do óleo da semente de sucupira, caso não deseje adquirir o produto pronto em uma farmácia, loja de produtos naturais ou na internet. Antes, vamos conhecer um pouco mais sobre a semente de sucupira.

Combate a problemas da pele

O uso do óleo de sucupira é muito eficiente no tratamento de queimaduras, coceiras e sarnas. Neste caso, o mais recomendado é a pessoa comprar o óleo de uso externo diretamente em uma farmácia de manipulação ou loja de produtos naturais. Aplicar sobre a área afetada três vezes ao dia até a cicatrização das queimaduras e a cessação da coceira na pele.

Combate ao câncer

Pesquisadores do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiram isolar uma molécula extraída da semente de sucupira, identificada quimicamente como 6alfaacetóxi7betahidroxivouacapano, com alto potencial de tratamento de tumores cancerígenos, principalmente da próstata. Os testes em animais em laboratório foram muito promissores. O método de obtenção da molécula já foi patenteado pela Unicamp desde 2017, mas até agora os estudos ainda não produziram um medicamento para ser comercializado e pouco se tem falado sobre o seu andamento.

Combate ao reumatismo

As dores reumáticas, causadas por processos inflamatórios não-bacterianos, atingem uma grande parcela da população adulta, principalmente na terceira idade mas também com ocorrências frequentes a partir dos 30 anos, sobretudo devido à Lesão por Esforço Repetitivo (LER), cada vez mais comum nos dias de hoje por causa do uso e trabalho prolongado em computadores. Embora existam mais de 200 patologias associadas ao reumatismo, as mais comuns são a artrite, artrose, osteoporose, gota, tendinites, bursites e fibromialgia, todas causadoras de desconforto físico, dores e inchaços nas articulações, além da febre reumática, um tipo de reumatismo muito perigoso e mais comum em crianças, podendo comprometer o coração.

O óleo de sucupira é um excelente medicamento natural contra o reumatismo, capaz de aliviar as dores e reduzir estes processos inflamatórios. É importante ressaltar que as inflamações não bacterianas classificadas como reumatismo, exceto a febre reumática, dificilmente têm cura. São doenças crônicas que, embora não representem risco de vida, afetam a qualidade de vida e podem reduzir drasticamente a capacidade de movimentos das pessoas acometidas por estes problemas articulares. Portanto, o papel do óleo de sucupira é causar alívio aos sintomas do reumatismo e permitir que se continue desempenhando as atividades diárias sem o desconforto físico provocado por estas doenças.

Contra o reumatismo, deve-se extrair o óleo de sucupira por maceração das sementes em um vinho tinto de boa qualidade. O método é simples. Quebre três sementes de sucupira e coloque elas em um litro de vinho branco ou tinto seco de boa qualidade por sete dias dentro de um armário sem iluminação. Para evitar que o vinho vinagre manter a garrafa deitada. Depois de pronto, pode-se colocar na geladeira para conservar a tintura. Desde os tempos da vovó, era muito comum macerar as sementes de sucupira no Biotônico Fontoura, que pode ser sim uma outra opção de se obter a tintura da semente de sucupira.

Deve-se interromper o uso sempre que as dores cessarem e só retomar a medicação quando houver novamente sintomas do reumatismo. Não é recomendado o uso do extrato da semente de sucupira para crianças menores de 12 anos ou mulheres grávidas. Por isso, aconselhamos que antes de fazer um tratamento com a sucupira converse com seu médico para saber se ela é adequada para você.

Cuidado com compras na internet

Existem inúmeros extratos à base de semente de sucupira sendo comercializados livremente na internet. Mas é preciso muito cuidado com alguns destes produtos, que não têm nada de naturais. Análises em laboratório demonstraram que vários deles, na realidade, continham o princípio ativo de medicamentos como Voltaren® e Cataflam®, que é o diclofenaco utilizado no tratamento de processos inflamatórios. O diclofenaco é uma substância perigosa quando utilizada indiscriminadamente e sem receita médica. Geralmente, seu uso não deve passar de sete dias, uma vez que sua administração prolongada pode comprometer as funções renais do indivíduo.