Suar é um refresco para o corpo e tem também muitos benefícios para a saúde

Suar é um refresco para o corpo e tem também muitos benefícios para a saúde

A função mais importante do suor é ajudar a refrescar o corpo quando nossa temperatura começa a subir acima dos 37°C por causa do calor, febre ou uma atividade física muito intensa. Serve também para aliviar a tensão quando estamos muito estressados ou em uma situação de muita adrenalina. Mas não é só por isso que suar é excelente para a saúde. Há também outros benefícios importantes ligados à transpiração associada a exercícios físicos.

Suar desintoxica o organismo

O suor é basicamente água, mas junto com ele eliminamos diversas toxinas retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como o álcool,  ureia, ácido úrico e também o excesso de sódio (sal de cozinha).

Ajuda a evitar pedras nos rins

Os cálculos renais, ou pedras nos rins, são causados pelo acúmulo de cálcio e outros minerais neste órgão. Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia é a maneira mais eficaz de limpar os rins. Suar nos obriga a ingerir mais líquidos do que se estivéssemos sem transpiração.

Melhora a circulação sanguínea

Quando estamos suando o coração acelera e faz o o sangue circular com mais força pelo corpo, evitando formação de coágulos e trombose. Além disso, aumenta o metabolismo queimando placas de ateroma (gordura) que se acumulam nas artérias.

Limpa a pele

O suor tem o poder de abrir e limpar os poros, eliminando a formação de cravos e espinhas.

Combate o diabetes e o sobrepeso

Outra substância eliminada pelo suor é a glicose. Portanto, suar é muito bom para quem sofre de diabetes, pois ajuda a eliminar o excesso de açúcar do sangue. Isto significa também que suar queima calorias, o que favorece a perda de peso.

Cuidado com o suor excessivo

Embora suar seja muito bom para a saúde, o suor excessivo pode causar desidratação, que se caracteriza por perda de grande quantidade de água no organismo e junto com ela diversos minerais como vimos acima, sobretudo o sódio, que é responsável por manter a nossa pressão arterial equilibrada. Portanto, sempre que estivermos suando muito é importante manter a reposição de líquido. O ideal é uma bebida que contenha dosagens adequadas não só de sódio, mas também de magnésio e potássio, minerais responsáveis pelo funcionamento da musculatura e que são igualmente perdidos durante atividade física intensa.

Suor tem odor desagradável?

A verdade é que o suor é inodoro, ou seja, não tem cheiro. O que causa o mal cheiro desagradável quando suamos é que a elevação da temperatura corporal degrada bactérias que vivem debaixo de nossa pele, que liberam enzimas que causam o famoso cecê. Mas segundo pesquisadores que estudaram o mal cheiro das axilas, o problema é causado por apenas um tipo de bactéria, a Staphylococcus hominis. O uso de desodorantes é a forma mais comum atualmente de evitar o odor desagradável do sovaco.

Contudo, é importante saber que estudos demonstraram que a absorção do alumínio em aplicação tópica através dos sais de alumínio (cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio) contido nos antitranspirantes apresentam efeitos tóxicos ao organismo humano em determinadas quantidades e cumulativamente. Embora as  pesquisas ainda não sejam conclusivas, o que se busca saber é a relação entre uso de desodorantes e o câncer de mama, pois mesmo não sendo um componente fisiológico da mama, o alumínio foi encontrado no tecido mamário humano em níveis superiores aos encontrados no sangue em pessoas que usam desodorante diariamente.