Vitamina A, conheça a importância dela para a sua saúde

Quando se fala em vitaminas a primeira coisa que a gente tem que saber é que elas são essenciais para a manutenção sadia de nosso corpo e que estas substâncias não são fabricadas pelo nosso organismo, ou seja, temos que consumi-las por meio de alimentos ou suplementação. E quanto a Vitamina A ela está presente, principalmente, nos alimentos de cores vivas, como a cenoura, por exemplo, que são ricos em carotenos, substância que dá cor alaranjada a eles. Dentre suas várias funções, a Vitamina A melhora nossa visão, fortalece nossos dentes, atua na formação das células e também entra na formação do colágeno, proteína responsável por manter a nossa pele jovem e nossas unhas e cabelos sempre fortes. A falta de Vitamina A pode, inclusive, causar a cegueira noturna, uma doença que já foi muito comum no passado e que se não for tratada, pode provocar lesões na córnea e deixar a pessoa cega de forma irreversível. Além disso, sem Vitamina A nossos olhos não produzem adequadamente um pigmento sensível à luz, chamado rodopsina, o qual é um complexo da proteína opsina e da Vitamina A. Sem este pigmento, a capacidade de nossos olhos transmitir imagens ao nosso cérebro fica comprometida, podendo mesmo levar à cegueira por meio de uma doença chamada xeroftalmia. Portanto, Vitamina A é imprescindível para a saúde de nossos olhos. Não é à toa que ela é também conhecida como Retinol.

OUTROS BENEFÍCIOS DA VITAMINA A PARA NOSSA SAÚDE

Quando a pessoa é carente de vitamina A fica difícil tratar de infecções em nosso corpo, pois o sistema imunológico precisa dela para agir de forma eficaz no combate aos patógenos, como as bactérias, que atacam nosso organismo diariamente e podem acarretar problemas sérios, inclusive a morte da pessoa.  Além disso, a falta de Vitamina A retarda o crescimento, devendo, por isso, ser parte do cardápio infantil. As estatísticas comprovam que a falta de ingestão da Vitamina A é também causa de mortalidade infantil. E, se não bastasse, a carência de Vitamina A está associada ao desenvolvimento do câncer, embora a medicina ainda saiba exatamente porque.  Possivelmente, pelo efeito antioxidante da Vitamina A, que evita a oxidação dos radicais livres e sua transformação em tumores.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A

A cenoura é muito conhecida como uma fonte importante de Vitamina A, mas esta substância é também encontrada em outros alimentos como a laranja, a abóbora, o espinafre, o brócolis, o mamão e o pêssego, que é a fruta mais rica em Vitamina A, além do ovo, que fornece 520 unidades internacionais de Vitamina A por 100 gramas, que é mais de 17 por cento da nossa necessidade diária de Vitamina A, cuja recomendação é de 3000 UI por dia, o equivalente a 900 microgramas.

A suplementação de Vitamina A só deve ser feita mediante recomendação médica, pois em excesso ela pode  ressecar a pele, causar dores nos ossos e na articulação, provocar tontura e queda de cabelo, entre outros problemas. Afinal, a diferença entre o remédio e o veneno é só a dose.