Vitamina D3: a vacina anti-câncer que vem do sol

Quando foi descoberta em 1913, ela foi chamada equivocadamente de vitamina, mas na verdade o D3 é um hormônio. A diferença é que vitaminas são substâncias que não são produzidas pelo nosso corpo, enquanto os hormônios sim. Mas o nome pegou e soaria muito estranho hoje alguém dizer o hormônio D3 é essencial para a saúde do nosso corpo. Portanto, também vamos continuar chamando esta substância que nos é dada de graça pelo sol como vitamina.

Todo mundo que vive em países tropicais são privilegiados por ter sol em abundância quase o ano todo. Mesmo assim, os brasileiros, por exemplo, são deficientes de raios solares, ou seja, tomam muito pouco banho de sol. E quando vão para o sol usam filtro solar. Assim, não conseguem fabricar adequadamente a vitamina D3 em seu organismo. Se você quer manter os seus níveis adequados de vitamina D3 passe a tomar sol pelo menos 30 minutos por dia entre 10 horas da manhã e duas horas da tarde, sendo meio-dia o horário ideal. É neste horário que o sol emite o raio ultravioleta Beta, ou raio B,também conhecido como UVB, responsável por estimular a fabricação da vitamina D3 em nosso corpo. Mas é necessário que a pessoa não use filtre solar neste período de exposição ao sol e, de preferência, permita o sol tocar a sua pele.

Existem estudos que comprovam que quando está presente acima de 0,001 microgramas em nossa corrente sanguínea, a vitamina D3 previne até 85% dos tipos de câncer, inclusive o câncer de pele. Por isto, pode ser chamada de vacina anti-câncer. Mas ela trata também de várias outras doenças, como a tuberculose, as auto-imunes (como a psoríase, artrite reumatoide e lúpus, entre outras), o raquitismo, a osteoporose, a esclerose múltipla, o diabetes e ainda ajuda a evitar o aparecimento do Alzheimer e outras doenças degenerativas e cardiovasculares. Alivia a asma, evita demência, esquizofrenia e bipolaridade. Reduz os riscos de impotência sexual e a possibilidade de complicações na gravidez.

Entenda os benefícios da Vitamina D3

A vitamina D3 estimula o nosso organismo a fabricar um poderoso antibiótico natural de largo expectro, a catalecidina, que mata vírus, bactérias e fungos. Por isso, quem toma sol dificilmente fica gripado, pega uma infecção ou sofre de alergia.

À medida que envelhecemos, nosso corpo vai perdendo a capacidade de produzir a vitamina D3. Por isto, depois dos 70 anos é importante a suplementação. O óleo de fígado de bacalhau é uma excelente opção. Basta apenas uma colher de sopa após as refeições para manter os níveis adequados de vitamina D3. Ainda assim, é recomendado a pessoa continuar mantendo o banho diário de sol.