Ai ai ai meu coração! Você cuida de seu amigo do peito?

Você cuida de seu amigo do peito?
Você cuida de seu amigo do peito

As doenças do coração são a maior causa de morte no Brasil. E, quando não matam, é comum provocarem consequências graves, como a invalidez total ou parcial. Isso afeta não só a pessoa que adoece, mas também a família e a sociedade como um todo. Para cuidar bem desse “amigo do peito”, fortalecendo-o e prevenindo doenças, é necessário mais do que boa vontade. Veja neste artigo as principais recomendações para um coração saudável.

1. É preciso agir e mudar

Temos que adotar novos hábitos para conquistar uma vida equilibrada e saudável. Isto é essencial para a saúde do coração! Fatores como o fumo, bebida em excesso, sedentarismo, estresse, etc., precisam ser combatidos ou abandonados. Temos também que incluir exercícios regulares em nossa rotina diária, além de uma alimentação saudável e um controle positivo das emoções. Mau humor, raiva, ira, ódio são fatores de alto risco para um infarto. Então comece logo a trabalhar suas emoções. Está comprovado: as emoções influenciam fortemente a saúde cardíaca. Sentimentos como estresse, solidão, raiva, angústia e depressão elevam a pressão arterial, causando danos ao organismo. Por sua vez, emoções positivas melhoram a saúde em geral, previnem doenças e até participam no processo de cura. Troque tudo isso por amor, afeto, carinho, calma, equilíbrio emocional… Isso sim é importante para o seu coração e para a saúde geral do seu corpo.

Mesmo tomando todos os cuidados, nem tudo está em suas mãos. Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, tais como faixa etária, hereditariedade e sexo, estão relacionados às características biológicas e, por isso, não são controláveis. Quando há doença cardiovascular na família, por exemplo, assim como o aumento da idade e ser do sexo masculino – homens têm maior predisposição ao desenvolvimento da
doença do que mulheres – o risco é maior.

2. Controlar os fatores de risco

O acúmulo de gordura nas paredes internas das artérias causa o seu estreitamento e entupimento, atrapalhando o bombeamento do sangue por essa região. Quando este entupimento atinge as coronárias, o risco de enfarto é muito grande. Ou mesmo um AVC (Acidente Vascular Cerebral), quando ocorre no cérebro, Contudo, nem sempre as doenças são acompanhadas de sintomas. Assim, a prevenção é a melhor forma de se controlar os fatores de risco.
A aterosclerose (estreitamento e entupimento das artérias) é provocada por taxas elevadas de uma gordura chamada triglicérides. Ela é fabricada e armazenada no fígado, que metaboliza a glicose em forma de gordura. Serve para nos fornecer energia quando não estamos alimentando e o organismo precisa oferecer combustível para nossas células. O problema é que o fígado tem uma pequena capacidade de armazenamento e quando o estoque de gordura ultrapassa este limite ele usa o LDL (o colesterol de baixa densidade) para levar os triglicérides para o sangue, independente de nossas células estarem precisando de energia. Quando o consumo de açucares e carboidratos, que se transformam em açúcar no sangue, são ingeridos em quantidades muitos maiores do que a quantidade de energia que nosso organismo queima, ocorre este problema. Então, o fígado despeja o excesso de gordura que vai se transformar em placas em nossas artérias. Daí a necessidade de um balanço alimentar para não ingerirmos calorias demasiadamente. E mantermos atividades físicas para queimar energia.

Assim, podemos relacionar alguns itens que são fatores de alto risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo o câncer.

-> Obesidade:

obesidade
O sobrepeso é um dos maiores problemas hoje em quase todos os países, atingindo inclusive crianças, onde a alimentação saudável foi substituída pela cultura dos fast-foods e uma alimentação muito rica em calorias, além de um ritmo de vida sedentário, em que as pessoas passam a maior parte do dia sentadas, ou no sofá de casa, no escritório ou dentro de um carro no trânsito. Esta é uma fórmula perfeita para que o índice de massa corporal vá às alturas.

-> Estresse:

É um gatilho para o desencadeamento de doenças cardiovasculares. Em situações estressantes, o organismo reage aumentando a frequência cardíaca e a quantidade de açúcar no sangue, entre outros. Essas situações podem propiciar o surgimento de doenças cardíacas, no caso de predisposição para distúrbios cardiovasculares ou diabetes.

-> Diabetes:

O diabético possui um risco 2 a 3 vezes maior de desenvolver problemas cardíacos. Portanto, controlar as taxas de glicose no sangue é fundamental para evitar contrair a doença. Picos de glicose não significa que a pessoa é diabética. O principal indício do diabetes é a resistência das células à insulina. É esta substância que faz as células se abrirem para receber a glicose que será transformada em energia pelas mitocôndrias, bactérias que vivem no interior de nossas células. Quando a insulina se torna incapaz de sensibilizar adequadamente as células, tem-se o início do diabetes. Outro problema é a produção inadequada ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas. Podemos, assim, classificar o diabetes em dois níveis. O diabetes tipo 1, quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. E o diabetes tipo 2, combinação de dois fatores – a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

-> Fumo:

A nicotina endurece os vasos sanguíneos, promovendo aumento da pressão arterial e diminuição da capacidade de transportar oxigênio para nossas células, incluindo as células do cérebro e do coração.

-> Pressão alta:

O ideal é que a pressão arterial seja mantida em torno de 120 x 80mmHg. Níveis mais altos, 14 x 9 (140
x 90mmHg) em diante, quando constantes, podem levar à hipertensão.

Para finalizar, vai um pequena dica: coma maçã diariamente. Esta fruta é excelente para o coração.

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